WordPress 3.8 vem aí e o que há de novo?

Postado em: 10 de dezembro de 2013 - Por: Gustavo Corrêa Alves

A versão 3.8 beta do WordPress foi liberada no site do CMS (wordpress.org) e encontrasse disponível para download. Aproveitamos a deixa para testar a nova versão e averiguar as novas funcionalidades.

 

Área Administrativa

Talvez uma das mudanças mais significativas tenha sido a área administrativa. Ela possui uma nova interface padrão, um pouco mais dark do que a versão anterior, e com novos esquemas de cores que o usuário pode escolher. A nova interface administrativa também é mais simples e flat do que a anterior.

Dentre as mudanças no layout o que realmente se destacou foi o fato de ser totalmente responsivo. Se tratando de responsividade o WordPress já possui uma gama de temas que são ótimos, mas no quesito administração ele ainda deixava a desejar. Embora o WordPress possua seus aplicativos para smartphones e tablets o usuário agora também poderá acessar seu Blog direto do browser para editar e compartilhar seus posts desfrutando de uma melhor experiência.

Wordpress 3.8

 

Plugins

O WordPress tem plugin para praticamente tudo que você queira fazer. E muitos se sentem apreensivos no momento de efetuar uma atualização, pois temem que algo possa deixar de funcionar.

Testando com os plugins que venho utilizando não tive nenhum problema, tive apenas que atualizar alguns deles e continuaram funcionando perfeitamente. Mas vale lembrar que são muitos os plugins e que talvez ocorra algum problema durante a atualização. Por isso é importante ver a compatibilidade do plugin em relação a versão do WordPress.

 

Bugs

Claro que com a nova versão muitos issues foram atendidos, bugs corrigidos e features implementadas. Porém, alguns novos bugs têm aparecido, mas nada tão crítico. Alguns relacionados a versão responsiva, e que já estão na lista de bugs conhecidos que serão corrigidos no próximo realese.

 

Requisitos

Os requisitos mínimos para rodar a versão 3.8 continuam os mesmos da versão anterior 3.7.1, ou seja, você pode continuar usando a sua versão de PHP e MySQL para testar a nova versão.

Se você ainda não possui um ambiente propício para hospedar o WordPress saiba que o InfoLink conta com ótimos planos de hospedagem e que nossos servidores atendem perfeitamente os requisitos do mesmo.

 

Conclusão

Keep calm porque a fase agora é de muitos e muitos testes, e se você é um bom testador e gosta de contribuir com a comunidade, todos nós somos gratos. Para tal acesse a área Alpha/Beta e registre sua issue.

Leia também