Whitelist e Blacklist para Email

Postado em: 15 de maio de 2014 - Por: Filippo Cavalcanti

Filtre os emails da sua caixa de entrada

A criação de  Whitelist e Blacklist para email pode ser uma solução oportuna para bloquear e/ou autorizar determinados emails que chegam a você. Este é um artifício do webmail para peneirar aqueles que realmente se fazem pertinentes para seu conhecimento (whitelist) e dispensar os desnecessários (blacklist) que, além de nos roubar tempo — cada vez mais precioso nos ambientes corporativos  e paciência, ainda representam risco de contaminação da sua máquina por algum vírus.

Tudo aquilo que você considerar “lixo eletrônico” pode ser direcionado para o que chamamos de blacklist, a “lista negra” dos emails indesejáveis, deixando limpa e organizada sua caixa de recebimento. Um eventual email enviado pelo remetente presente na sua lista negra sequer aparecerá para você, nem mesmo na caixa de SPAM. Já a lista branca vai garantir que todo e qualquer email oriundo de determinado remetente apareça na sua caixa de entrada, por mais que as ferramentas de proteção considerem-o como SPAM.
Traçamos um passo a passo de regras básicas para você ter autonomia, configurar suas listas e, portanto, otimizar o espaço do seu webmail.

Como Criar Regras de Blacklist e Whitelist

1 – Entre no endereço email.infolink.com.br (sem www) e faça login.
2 – Após seu login, clique em “Controle de Emails” na página intitulada Email Policy Server (whitelist/blacklist).

 

Whitelist e Blacklist de Email - Painel Inicial

3 – As duas opções (Whitelist/blacklist) estarão disponíveis para sua nova configuração (listar e/ou editar).

 

Whitelist e Blacklist de Email -painel-interno
4 – Supondo que tenha clicado em blacklist, aparecerá a caixa “Tipo de Regras”. Dentro das “Regras Simples”, clique em “Email”.

 

Whitelist e Blacklist de Email -regras-blacklist
5 – No primeiro campo superior à esquerda (esqueça os demais para esta regra básica), coloque o remetente indesejável (blacklist) e depois clique em “Adicionar”.

 

email-whitelist-blacklist-04-regras-blacklist-2

 

6 – Pronto! Sua regra foi criada e aquele remetente não conseguirá mais lhe mandar mensagens. Quando o fizer, este remetente indesejável receberá uma mensagem automática de que seu endereço eletrônico não existe mais. Se quiser visualizar suas regras criadas com os remetentes bloqueados, basta clicar em “visualizar regras”, no canto inferior direito desta mesma página. Toda e qualquer manobra pode ser desfeita rapidamente, caso necessário.
O mesmo procedimento se dá para configuração da whitelist. Lembremos que todo movimento de configuração das black e white lists no seu webmail será automaticamente assimilado por programas de email como Outlook, Thunderbird, Mail e etc.
Você ainda pode criar regras para todo um domínio ou rede, caso seja conveniente. Se houver eventuais dúvidas para esta manobra mais específica, entre em contato com o nosso suporte.

Teremos grande prazer em lhe ajudar e contribuir com a organização do seu email.

Ligue para o Suporte: (21) 2104-1912-ou acesse o site da Infolink .

Leia também