Sites responsivos e a sua experiência na web

Postado em: 3 de fevereiro de 2014 - Por: Tamy Lemos

 

sites-responsivos-dispositivos

 

Aposto que muitos já ouviram falar sobre “responsive web” ou sites responsivos. Mas você sabe o que é isso?

Basicamente, responsive web é a abordagem que sugere que toda a concepção e desenvolvimento de um site deva responder ao comportamento do usuário e do ambiente com base no tamanho da tela, plataforma e orientação. Ou seja, a aplicação se adapta ao meio que você está acessando. Na prática, consiste em técnicas de grids flexíveis, layouts simplificados e uso inteligente de imagens e CSS. Você pode conferir alguns exemplos no site Media Queries.

Mas o que sites responsivos têm a ver com a sua vida?

Criar uma aplicação, sistema ou sites responsivos, significa projetar para que a experiência seja acessível e adaptável a múltiplos dispositivos e múltiplos seres humanos. Como assim? Pense em qualquer dispositivo que você tenha usado recentemente para acessar a internet: smartphone, tablet, TV… geladeira!? Um site responsivo pode (e deve!) ser visualizado em todos eles.

Acessibilidade na web, é permitir que qualquer pessoa, através de qualquer dispositivo, possa acessar conteúdo e concluir suas tarefas de modo confortável, usável e simples, com uma boa experiência online. Quantas vezes você acessou um site do seu smartphone e precisou dar zoom com os dedos? Ou não encontrou o conteúdo que queria pois “só existe na versão desktop”? Possuía imagens deformadas? Textos ilegíveis? Chato não é? Isso não é acessibilidade. Isso não é responsive web. Isso são experiências ruins.

Estamos entrando em 2014, num mundo dinâmico e corrido. Desenvolver para web é como trocar pneus de um carro em movimento. Milhares de novos dispositivos chegam ao mercado todos os meses e não existe mais a web estática. Esqueça a ideia de sites blocados e códigos fechados. Além disso, do outro lado da tela, milhares de novos usuários das mais distintas classes sociais e níveis de conhecimento chegam até nós. Precisamos estar preparados pois é um público sedento por informações e em busca de conteúdo. Basta olhar à sua volta: pessoas navegando na internet no metrô pelo celular, tomando um café e conversando através de um tablet, vendo a previsão do tempo no óculos — sim, Google Glass está aí!

O mundo gira muito rápido e o acesso à informação se multiplica exponencialmente e, não ter o seu site e sua empresa preparada para isso, é um erro. Criar sites responsivos não é abandonar velhas maneiras de escrever o código. Não é estar na moda ou aparecer “bonitinho no celular”. É simplesmente necessário. A web deve ser um lugar onde todos podem ter acesso à informação a qualquer hora e qualquer lugar.

Que tal aproveitar o embalo e conhecer nosso site? É responsivo e pensado para você, usuário: o grande protagonista da internet. Acesse agora do seu celular, tablet, notebook… de qualquer lugar!

Leia também