Seis sinais de maturidade da cloud computing

Postado em: 25 de maio de 2012 - Por: infolink

A evolução do setor de cloud computing tem sido surpreendente. Esta pelo menos é a opinião de Todd Nielsen, presidente da Venture Communications e dublê de analista da revista Wired, para quem todos os dias é possível assistir a avanços radicais na entrega de TI na nuvem. O executivo selecionou seis fases atualmente em andamento que demonstram o amadurecimento da indústria de cloud computing.

– O surgimento de nichos – em eventos voltados ao setor de tecnologia já é possível perceber, ao lado dos chamados provedores full service, fornecedores de nicho oferecendo vários produtos específicos. O maior nicho parece estar no segmento de segurança, onde já se encontra um bom número de empresas oferecendo tecnologia de autenticação baseada em nuvem, assim como roteamento sem fio, gerenciamento de VPN e outros, todos na nuvem.

– Transformação dos modelos tradicionais – já há algumas empresa mudando seus modelos. A Intel, por exemplo, desenvolveu um novo modelo de instalação dos servidores tradicionais. Com o uso de tecnologia em nuvem, simplificou sua instalação, o gerenciamento de software e a entrega em sua Intel Hybrid Cloud.

– A morte dos modelos tradicionais – a maior delas está no modo como o software é entregue, que está decretando a morte dos CDs e DVDs de instalação nos próximos cinco anos. Companhias, como a Adobe, estão não apenas fazendo a distribuição online do software, como estimulando a sua utilização online. As “mortes” também estão ocorrendo no setor de backup, e deve atingir outros.

– O início da comoditização – comoditização é algo que leva em tempo em determinados segmentos, mas no caso da nuvem está acontecendo um pouco mais rápido. Um exemplo é que se tem visto nas ofertas armazenamento online, onde praticamente todas as empresas têm ofertas e preços semelhantes, e isso deve ocorrer cada vez mais.

– Multiplicação dos players – Nielsen compara a situação a crianças de três anos jogando futebol. Todos estão correndo atrás da bola. Hoje há empresas vendendo nuvens de outras companhias, distribuidores produzindo opções em nuvem, software indo para a nuvem e cada empresa de tecnologia anunciando sua própria solução.

Por Convergência Digital

Leia também