Segurança na internet – como proteger meus dados?

Postado em: 17 de outubro de 2014 - Por: Thiago Palmeira

 

E aí, pessoal! Ligados no Mês da Internet Segura? Ok, isso não existe no Brasil e é um conceito dos Estados Unidos, mas se você leu o nosso post anterior já sabe o que a iniciativa representa e que se trata de uma campanha em prol da segurança na internet.

Claro que quando falamos em Segurança da Informação e Estados Unidos, pensamos imediatamente nos bisbilhoteiros caras-de-pau que vivem arrumando quizumba com todos os grandes fornecedores de serviços online (como o Google e o Yahoo). Contudo, temos que admitir que esta iniciativa foi um grande passo na direção de uma comunidade virtual mais segura e consciente.

Como manter a segurança na internet?

Prometemos deixar algumas dicas para você ter uma vida digital menos conturbada e vamos começar a série “pelo começo”. E viva o pleonasmo!

 

Mantenha a casa limpa

A segurança, assim como muitos outros aspectos da vida, começa em casa. A sua casa no mundo virtual é o seu computador e todos os dispositivos pessoais que você utiliza para navegar na internet, compartilhar seus momentos e divulgar suas informações. É deveras importante manter a faxina em dia e evitar que “pinte sujeira pro seu lado”.

 

Use um antivírus

Um antivírus estabelece uma camada de proteção importante para manter seu sistema operacional e arquivos livres de vírus, worms e malwares. Apesar de um antivírus sozinho não ser capaz de te proteger de todas as ameaças virtuais, ele pode evitar que programas maliciosos deitem e rolem no seu sistema operacional, espalhando-se e comprometendo suas informações e arquivos.

Não esqueça das atualizações de programas

A maioria dos ataques virtuais exploram vulnerabilidades presentes em sistemas operacionais, bibliotecas e programas. Quando essas vulnerabilidades são identificadas, fornecedores desenvolvem pacotes (ou patches de correção) para solucionar a falha e impedir que continuem sendo exploradas da mesma forma.

Mesmo assim ainda é muito comum ver as pessoas ignorarem completamente essas atualizações, partindo do princípio de que “eu não preciso disso agora”. É importante ter em mente que atualizações não têm como objetivo apenas implementar uma nova funcionalidade, mas também corrigir vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos virtuais. É muito importante manter não apenas o seu sistema operacional, mas os seus softwares atualizados de modo a estar sempre coberto com as últimas atualizações e correções de segurança.

 

Dê atenção a todos os seus dispositivos

Não adianta manter o seu computador atualizado com patches de correção e um software antivírus se o seu smartphone ou tablet estão logados em sua conta de e-mail ou no Facebook sem qualquer proteção. As ameaças virtuais para dispositivos móveis estão crescendo assustadoramente nesses últimos anos e você precisa estar atento a todos os seus dispositivos. É importante se preocupar também em manter esses dispositivos atualizados e protegidos.

segurança-na-internet

 

E essas foram as dicas de hoje. Fique ligado nos próximos posts.
Ah, e não esqueça da faxina em casa!

Leia também