Propriedade intelectual: você está cuidando bem dela na sua empresa?

Postado em: 4 de outubro de 2016 - Por: Infolink

propriedade-intelectual.jpgNa era da informação, a propriedade intelectual passou a ser o ativo mais importante da maioria das empresas, e muitas, ainda, não tomam os devidos cuidados para proteger este bem tão valioso para o seu negócio.

Mas afinal, o que é propriedade intelectual?

O conceito de propriedade intelectual está relacionado aos direitos sobre obras literárias e artísticas, e, nas indústrias, está ligado aos registros de marcas, patentes e desenhos industriais.

Porém, popularmente falando, o termo propriedade intelectual ficou conhecido como a base de conhecimento de uma empresa, ou seja, todas as informações relevantes ao negócio, sejam elas organizadas e estruturadas, ou presente nas rotinas e no conhecimento intrínseco absorvido pelos colaboradores.

Neste artigo, vamos falar de propriedade intelectual como as informações do negócio, registradas em arquivos digitais, bancos de dados, sistemas, documentos físicos e presentes na memória de cada funcionário.

Por que a propriedade intelectual é importante?

Pare um instante para refletir: o conhecimento e as informações registradas em uma empresa são o que fazem ela funcionar, certo? Atualmente, uma empresa não consegue emitir nota fiscal se não conseguir acessar os dados cadastrais de seus clientes que estão disponíveis no sistema de gestão.

Muitos processos de produção e serviços dependem de sistemas ou arquivos digitais para serem realizados. Isto faz com que, sem o acesso à propriedade intelectual, seja praticamente impossível uma empresa continuar funcionando.

Imagine a quantidade de informações que são acessadas e gerenciadas diariamente em uma empresa. Milhares de cadastros de clientes, fornecedores, projetos, propostas, documentos fiscais, controles de estoque e muito mais. Tudo isso é necessário para que os colaboradores possam cumprir seus trabalhos, atender seus clientes e entregar os produtos ou serviços.

Cuidados com o conhecimento da empresa

Se continuarmos analisando, vamos descobrir que praticamente toda a propriedade intelectual de um negócio está presente em recursos digitais, como os diversos sistemas utilizados em uma empresa (ERP, CRM, E-mail), na internet ou em documentos na rede e nos computadores dos usuários.

Esta informatização do conhecimento facilita o acesso e a organização dos dados, agiliza os processos e o armazenamento de qualquer documento.

Por outro lado, alguns riscos surgem em relação à segurança desta base, e exigem mais atenção para garantir a confiabilidade e disponibilidades destas informações. Sendo assim, alguns cuidados devem ser levados em consideração para garantir a segurança da propriedade intelectual de qualquer negócio.

O papel da computação em nuvem na proteção da propriedade intelectual

Já que a maior parte das informações é digital, proteger a propriedade intelectual de um negócio requer uma série de cuidados especiais com o ambiente de TI da empresa.

Estes cuidados requerem investimentos em soluções de backup, proteção contra invasões, malwares e ações de prevenção e monitoramento. Quando todo ambiente de TI é local, estes cuidados são de responsabilidade da própria equipe interna, que nem sempre usufrui dos recursos necessários, sejam eles financeiros ou pessoais.

O papel da computação em nuvem (cloud computing) é justamente assumir uma parte ou toda a responsabilidade sobre a segurança da propriedade intelectual de um negócio.

Ao migrar seus sistemas e informações para cloud computing, uma empresa passa a contar com uma série de benefícios relacionados à proteção da informação, como veremos a seguir.

Proteção contra incidentes internos

Nenhuma empresa está livre de incidentes como furtos ou desastres, sejam eles naturais ou causados por algum outro problema. Estes incidentes podem ocasionar a perda das informações e, consequentemente, da propriedade intelectual do negócio.

Garantia de backup frequente

Gerenciar backup, realizar testes frequentes e manter as mídias em um local seguro é uma rotina que toma tempo, dinheiro e precisa de cuidados especiais para não colocar em risco a segurança da informação. Em um ambiente de cloud computing, estes serviços são realizados por empresas especialistas e com as melhores soluções.

Monitoramento constante

Um ambiente de computação em nuvem, de um modo geral, é monitorado 24 horas por dia, por profissionais especialistas para identificar qualquer anomalia e tomar imediatamente as ações de correção.

Disponibilidade

Muitas empresas precisam de mobilidade para acessar suas informações. Com cloud computing, os dados da organização ficam disponíveis para serem acessados de forma segura de qualquer local que tenha acesso à internet;

Ambiente seguro

A preocupação com segurança é comum quando se fala em cloud computing. Mas atualmente, os principais fornecedores destes serviços garantem uma comunicação segura e criptografada entre os clientes e suas informações.

Em muitos casos, a segurança da propriedade intelectual é maior em um ambiente de cloud computing do que na própria empresa, caso seus gestores não tenham utilizado os mesmos recursos para proteger seus dados.

Considerações finais

Cuidar da propriedade intelectual da empresa é garantir a continuidade do negócio, proteger as informações contra ações de elementos mal-intencionados e evitar que dados sigilosos possam parar na mão de pessoas não autorizadas.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia garante uma série de benefícios para facilitar o armazenamento e acesso às informações de negócio, ela exige cuidados especiais com esta base de conhecimento, de forma que esteja sempre segura e protegida.

Para garantir esta proteção, levar a propriedade intelectual de uma empresa para um ambiente em nuvem é a maneira mais rápida, segura e com melhor custo benefício, garantindo, assim, a continuidade do negócio e a tranquilidade de gestores e usuários.

E você, quer saber mais sobre como funciona a proteção da propriedade intelectual de uma empresa? Entre em contato com a nossa equipe e descubra as soluções feitas sob medida para os seus negócios. 

Leia também