Por que usar MySQL em meu site?

Postado em: 30 de novembro de 2015 - Por: Marcelo Ramos

mysql-logo
Hoje existe uma grande oferta de gerenciadores de banco de dados no mercado. A escolha recai sobre fatores como compatibilidade do banco com a plataforma e/ou aplicativo que será utilizado, disponibilidade de recursos para investimento e grau de conhecimento da equipe envolvida no projeto. Para cada uma das variáveis, existem inúmeras opções disponíveis.

Os chamados bancos de dados relacionais, até recentemente quase se confundiam com o próprio conceito de bancos de dados. O surgimento dos bancos no SQL ou não-relacionais trouxe mais um conjunto de variáveis a ser considerado na escolha do melhor banco para nosso projeto.

Aqui devemos abrir, além de parêntesis, a nossa mente. O melhor banco de dados para um determinado projeto não necessariamente será a melhor escolha para outro projeto. Não devemos buscar o Santo Graal. Devemos sim ter tranquilidade para buscar atender as variáveis de um projeto com a melhor relação custo-benefício.

Escolher entre bancos de dados relacionais opensource, tais como MariaDB, PostgreSQL ou MySQL, ou bancos de dados relacionais comerciais, tais como SQL Server, Oracle e DB2 (sim, ele ainda existe e continua sendo muito bom). E escolher entre bancos de dados não-relacionais ou no SQL, tais como MongoDB, CouchDB, Cassandra, HBase (leia-se Hadoop). Cada vez mais nossa escolha depende não da afinidade do desenvolvedor ou apenas do custo (muitos são gratuitos), mas sim das necessidades intrínsecas do projeto.

Agora, voltando ao tópico deste post “Por que usar MySQL em meu site?”, respondo com algumas perguntas:

* Seu site utiliza WordPress?
* Seu site é desenvolvido em cima de um CMS como Drupal ou Joomla?
* Você utiliza uma plataforma de e-commerce como Magento ou PrestaShop?

Se você respondeu sim a uma destas três perguntas, o banco de dados que melhor atende aos aspectos de sua aplicação é o MySQL. E a versão 5.6, disponibilizada pela InfoLink, é a mais rápida e estável no momento.

Acesse nossa página de Hospedagem de Sites para mais informações.

 

Leia também