PHP 7: pronto para usar em nossa hospedagem

Postado em: 7 de dezembro de 2015 - Por: Marcelo Ramos

PHP-7-Features-that-will-woo-every-PHP-fan

Ilustração PHP Gang

 

Embora alguns movimentos tentem desqualificá-lo como linguagem, o PHP mostra sua força, principalmente, pela quantidade de projetos que o utilizam como base. Alguns números demonstram esta força. O GitHut, que analisa os repositórios ativos do GitHub, indica que o PHP é a quinta linguagem com maior número de arquivos. O RedMonk, que analisa dados do GitHub e do StackOverflow, coloca o PHP na terceira posição.

Por que usar o PHP 7?

O PHP 7 é a mais importante alteração do PHP desde a versão 5 lançada em 2004 (o The PHP Group pulou a versão 6). A Zend, que embarca o Zend Engine 3.0 nesta nova versão, a considera como uma revolução.

O PHP 7 traz uma série de melhorias em relação às versões anteriores. Entre elas destacam-se:

  • Desempenho: O PHP 7 é pelo menos duas vezes mais rápido que a versão 5.6. Este ganho embora não seja linear, e deva considerar os frameworks utilizados, é expressivo.
  • Erros: Os erros fatais passaram a ser considerados como exceção e agora podem ser tratados por try/catch.
  • Tipos: Agora é possível definir o tipo do retorno de funções e métodos. Embora simples, esta definição permite a escrita de código mais “limpo”, melhor entendimento e com menos chances de erro em sua utilização/reutilização.
  • MySQL: As funções nativas de acesso ao MySQL, consideradas há muito tempo obsoletas, foram removidas. A indicação é pelo uso da extensão MySQLi ou da classe PDO.
  • PCRE: As funções ereg e eregi foram removidas e substituídas pelas funções preg.
  • session_start(): A função agora aceita um array como parâmetro que pode alterar em uma única chamada todas as diretivas de configuração que o programador desejar.
  • Criptografia: Duas novas funções, random_bytes() e random_int(), foram adicionadas e podem ser utilizadas na geração de inteiros e strings para criptografia.

Devo utilizar a versão 7?

O The PHP Group fez um grande esforço para permitir uma transição mais simples entre a versão 5.6 e a 7. Mas, como muitos projetos ainda utilizam recursos obsoletos de versões anteriores, é altamente recomendado que uma série de testes sejam realizados.

A InfoLink é um dos primeiros provedores do mundo a disponibilizar em ambiente compartilhado a versão 7 para seus clientes. A versão padrão do PHP para a hospedagem compartilhada continua sendo a 5. Os clientes podem solicitar que seus domínios em ambiente Linux sejam migrados para o ambiente com PHP 7, sem custo adicional.

Experimente agora o PHP 7 na Hospedagem InfoLink.

 

Leia também