PHP 20 anos e pronto para a versão 7

Postado em: 18 de junho de 2015 - Por: Érika Bazilio

php2

 

Já faz 20 anos desde que Rasmus Lerdorf publicava a versão 1.0 do Personal Home Page Tools. Rasmus, de origem dinamarquesa e cidadania canadense, liberou o código fonte do PHP Tools para o público, o que permitiu – e encorajou – usuários a aperfeiçoá-lo.

Bastaram três anos para que o conjunto de scripts que Rasmus criara evoluísse e, junto com sua comunidade, fosse lançado o PHP3 (em 1998). Agora como uma linguagem de alto nível e usando o acrônimo PHP Hypertext Preprocessor.

Na virada do milênio, o PHP já tinha sido adotado pela maioria dos sites que utilizavam alguma linguagem server side.

Em 2004 foi lançado o PHP5, com uma nova API para os desenvolvedores, levando o paradigma de orientação a objetos para a plataforma. Isso aproximou o PHP de linguagens mais maduras, além de um sem número de melhorias.

André Torres, nosso programador aqui na InfoLink, fala sobre essa mudança e sua experiência com a linguagem:

andré

André, programador da InfoLink

“Trabalho com PHP desde 2008 e, de todas as linguagens que tive a oportunidade de conhecer até agora, é a que mais me agrada, tanto pela simplicidade quanto pela robustez. Lembro de que no período em que comecei a conhecer, a linguagem ainda não era orientada a objeto, e que o advento da orientação a objeto proporcionado pelo PHP foi muito questionado. Aliás, diversas são as polêmicas que envolvem a linguagem. A mais recente é o fato de saltar da versão 5 para a 7. Alguns veem como uma questão de marketing, outros como superstição, mas o que importa é que todos nós que somos apaixonados pela linguagem teremos muito a ganhar com essa nova versão. Um dos aspectos positivos mais fortes na versão 7 talvez seja o ganho de performance em relação às anteriores. Isso mostra a preocupação dos colaboradores em manter uma linguagem compatível com as necessidades do mundo atual. Para saber melhor o que podemos esperar com a nova versão, recomendo a leitura dos artigos de Davey Shafik, parte 1 e parte 2. Ele antecipa algumas novas features e as inconsistências que serão corrigidas com a nova versão. Enfim, que venha o PHP7 e parabéns a todos aqueles que colaboraram e colaboram com a manutenção e atualização da linguagem” .

O PHP chega aos 20 anos aprendendo com o melhor de outras plataformas como Ruby, Java e Python. Graças a uma comunidade apaixonada, produzindo bibliotecas e frameworks de qualidade. E, como espera André e mais uma legião de fãs, ainda este ano deve ganhar sua maior atualização em mais de uma década: o PHP7. Vamos aguardar!

 

Leia também