Páginas mais rápidas com mod_pagespeed

Postado em: 1 de dezembro de 2015 - Por: Marcelo Ramos

Google-Site-Speed

 

As páginas de um site são compostas de vários elementos. A página com o conteúdo em si (HTML), as várias imagens utilizadas, arquivos Javascript que permitem algum nível de interatividade na página, arquivos CSS que definem a forma como todo conjunto é apresentado, dentre outros.

Cada vez que um visitante acessa uma página de nosso site, todos estes arquivos são enviados ao navegador do cliente que se encarrega de pegar os vários “pedaços” e montar a página final que o visitante visualiza em seu navegador. Para facilitar o entendimento, não vamos discutir o funcionamento de cache neste artigo.

Uma série de otimizações pode ser realizada pelos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do site para que o resultado final seja exibido no menor tempo possível ao visitante. Entretanto, a dinâmica de atualização de páginas, o uso de gerenciadores de conteúdo (CMS) como WordPress, Joomla e Drupal e a cada vez maior participação de vários profissionais multidisciplinares no desenvolvimento de um único projeto torna mais difícil o gerenciamento da aplicação destas regras.

O Google propôs uma alternativa com o mod_pagespeed. Um módulo para os servidores web Apache e Nginx que tem como objetivo melhorar a velocidade de carregamento das páginas de nossos sites. O funcionamento é muito simples, mas gera resultados muito interessantes.

Resumidamente o mod_pagespeed lê os arquivos que o servidor envia para o navegador do cliente e aplica uma série de boas práticas para agilizar o processo. Dentre elas podemos destacar:

  • compressão dos arquivos CSS, Javascript e HTML removendo os espaços em branco e comentários;
  • consolidação de vários arquivos Javascript em um único arquivo, reduzindo o número de requisições do navegador do cliente para o servidor onde sua página está hospedada; e,
  • redimensionamento das imagens para o tamanho que o navegador irá exibir, reduzindo o tamanho do arquivo de imagens a ser transmitido.

Todos os domínios da plataforma de hospedagem Linux da InfoLink possuem o mod_pagespeed configurado, assim as páginas de seu site serão carregadas muito mais rapidamente pelos visitantes. E você não perde clientes nem oportunidades de negócio.

Conheça agora a Hospedagem InfoLink.

 

Leia também