Outubro – Mês da Internet Segura

Postado em: 10 de outubro de 2014 - Por: Thiago Palmeira

Chegou outubro, o nosso mês das crianças e das travessuras. Correrias, gritarias e pais desesperados são algumas das previsões para a próxima semana na maioria das famílias brasileiras. No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro, coincidindo com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

Contudo, a data diferencia-se muito do resto do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela passou por diversas alterações até se restabelecer no 2º domingo de junho. Em diversos outros países, as datas mais comuns são 1º de junho ou, conforme definido pelas Nações Unidas como o Universal Children’s Day, o dia 20 de novembro.

Nos Estados Unidos, outubro é um mês deveras importante para a comunidade virtual e o mundo da cyberinformação. Lá, outubro foi batizado como o National Cyber Security Awareness Month, ou o Mês Nacional da Consciência em Segurança Virtual, uma ação que visa a difusão do conceito de internet segura.

Apesar da iniciativa ter surgido nos Estados Unidos, o conceito está se difundindo globalmente, numa tentativa de conscientizar as pessoas sobre os perigos do mundo virtualizado e quais atitudes podem ser tomadas para melhor proteger sua privacidade, informações e mitigar os danos causados por ameaças virtuais.

Campanha pela internet segura

O Department of Homeland Security (US) desenvolveu a campanha Stop.Think.Connect com o objetivo de difundir a compreensão sobre as ameaças virtuais e conscientizar o público norte americano em se comportar de forma mais segura na internet.

A campanha se baseia em três passos básicos em prol da internet segura. Eles são bem simples e servem para que as pessoas tomem mais cuidado na hora de se plugar online e compartilhar suas informações.

 

Pare (Stop)

Antes de usar a internet, tire um tempinho pra entender os riscos e aprender a como identificar problemas em potencial.

Pense (Think)

Certifique-se de que você está navegando por águas tranquilas. Considere como suas ações online podem impactar na sua segurança, ou na da sua família.

Conecte-se (Connect)

Aproveite a internet mais confiante, sabendo que você tomou as devidas providências para se proteger.

 

internet-segura

O site StaySafeOnline.org, da National CyberSecurity Alliance, divulga notícias sobre a campanha, conteúdo relacionado a segurança da informação e dicas importantes para uma vida virtual mais segura, além de convidar os usuários a se envolverem no projeto.

Estados Unidos falando de privacidade?

Estados Unidos da América (Oi, NSA!) falando sobre privacidade e segurança, é sério? “Ah, me poupe!”, você deve ter resmungado, mas vamos lá. Apesar de deveras contraditório, por ser um projeto dos EUA, a iniciativa foi um grande e importantíssimo passo frente a conscientização de segurança para a comunidade virtual como um todo. Então, ao menos por hora, vamos parar de “mimimi” e seguir o exemplo.

 

Nos próximos posts da série daremos algumas dicas bem simples para começar a ter uma vida digital menos turbulenta.

 

Fique ligado!

Leia também