O que é FTP, como usar e por que ele é importante?

Postado em: 18 de dezembro de 2015 - Por: Érika Bazilio

ftp

 

screencapture-ftp-ftp-unb-br-pub-download-1447788270591

FTP da Universidade de Brasília. Ao contrário da maioria, não há login. Basta digitar ftp.unb.br para acessar. Clique na imagem para ampliá-la

Muito antes de existir o sistema de armazenamento em nuvem, o FTP era o responsável por enviar arquivos para a web. O protocolo FTP data do início da década de 70, exatamente em 29 de abril de 1971 (Confira aqui).

FTP – File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos) é um sistema de transferência de arquivos entre cliente e servidor. Falando uma linguagem mais simples, é um sistema que permite enviar e receber arquivos de um computador para outro, por meio de uma conexão entre as máquinas.

No primeiro computador, ficam os arquivos hospedados; enquanto o segundo realiza a operação. A conexão é autenticada por um nome de usuário e servidor em um determinado endereço de IP.

É esse protocolo (conjunto de regras e normas para promover a interação entre computadores) que permite o envio e recebimento de arquivos pela máquina.

Por ser um protocolo de transferência mais antigo, o FTP está ultrapassado?

Pelo contrário. O FTP é a forma mais rápida e mais fácil de transferir arquivos pela internet, e ainda hoje a mais utilizada.

Sua estrutura de diretórios, onde se encontram os arquivos, é muito simples e bastante semelhante ao Windows Explorer. Afinal, para que mais? A interface minimalista é extremamente funcional, pois apenas o essencial é carregado.

Ele é tão eficiente e importante que é a forma usada para transferir arquivos para um site entre desenvolvedores e provedores de hospedagem.

Para atualizar as páginas de seu site, por exemplo, você usa o FTP. Os planos de Hospedagem da InfoLink incluem FTP ilimitado. Você pode criar e manter suas páginas web em seu próprio computador e transferir os arquivos para seu site a qualquer momento.

Screen FTP

FTP de um site com domínio na InfoLink

O que mais posso fazer com o FTP ?

Além de atualizar as páginas de um site, o FTP também é usado para troca de arquivos entre empresas. Para atender a esse objetivo, a InfoLink oferece o FTP Service, uma ferramenta de compartilhamento de arquivos pela internet em que empresas podem enviar e receber arquivos entre seus departamentos, clientes e fornecedores.

O controle é feito por meio de um painel via web que permite aos administradores criar áreas específicas, usuários e grupo, políticas de acesso e cota. A interface é muito simples e intuitiva.

Se preferir, você também pode utilizar um cliente de FTP em vez de usar a interface web.

Quer saber mais sobre esse serviço? Acesse a página do FTP Service em nosso site.

 

Leia também