O que é Cloud Server Gerenciado?

Postado em: 10 de agosto de 2015 - Por: Alberto Martins

young it  engeneer business man with thin modern aluminium laptop in network server room

Saber exatamente do que você precisa é fundamental para a escolha da gerência

A contratação de serviços em cloud computing envolve decisões além das já previstas como a infraestrutura e a arquitetura do servidor. Entre as escolhas está a forma como seu cloud será gerenciado.

O conceito de gerência, basicamente, segue uma analogia semelhante à escolha de uma moradia. Existe a possibilidade de morar em um apartamento, onde eu terei mais liberdade, serei o único a ter a chave de casa, mas sou o responsável por todas as tarefas, tais como arrumar a cama, lavar as roupas, consertar as tomadas e regar as plantas. Outra opção é morar em um apart-hotel, com toda a comodidade, contando com pessoas que realizam as tarefas ‘operacionais’ do dia a dia. Simplificadamente é assim que funcionam as gerências em cloud.

Logo, se você e seu time de TI desejam administrar seus próprios recursos e necessitam, indispensavelmente, de acesso root, ou seja, ter total autonomia na administração de seu servidor, sem dúvida, a modalidade de gerência pelo cliente é a sua escolha. A principal característica dessa modalidade é a liberdade que o administrador possui de instalar e customizar uma aplicação ou um novo banco de dados, sem a necessidade de intervenções de terceiros.

Mas se ainda não domina totalmente a administração de servidores, possui uma área de TI com recursos limitados, deseja centrar os esforços de seus profissionais no negócio ou simplesmente precisa de suporte disponível fulltime, ou seja, não deseja ficar perdendo tempo ‘arrumando a cama aos finais de semana’, opte pelo cloud gerenciado.

Com a Gerência InfoLink você estende seu departamento de TI, conta com o nosso Time de Especialistas para tarefas relacionadas ao seu servidor e se exime dessas preocupações como gerenciamento, atualizações, backup e monitoração.

Exige um investimento maior? Sim, mas isso vai permitir que você centralize seus esforços apenas no desenvolvimento de seus projetos, sem que haja a necessidade de investimentos operacionais.

O que diferencia as gerências sobretudo é o acesso root para a realização de tarefas administrativas. Se o usuário precisa inevitavelmente de acesso root, a gerência própria é a opção. Mas se você pode gastar um pouco mais em troca de conveniência, opte pela Gerência InfoLink, para que possamos contribuir com nossa expertise em cloud computing.

Agora, se você não pode dispensar os privilégios administrativos, mas não tem tempo para lidar com contratempos no servidor e deseja contar com nosso Time, não tem problema. Temos ainda a Gerência Helpdesk, na qual o cliente tem direito a uma quantidade mensal de horas técnicas a serem usadas conforme sua necessidade.

Ainda em dúvida de qual a modalidade de gerência é a ideal para seu projeto? Converse com um de nossos gerentes de contas. Certamente, juntos encontraremos a melhor opção para seu perfil.

 

Leia também