MariaDB

Postado em: 17 de janeiro de 2014 - Por: Marcelo Ramos

mariaDB

 

A InfoLink inicia 2014 com mais uma novidade, o MariaDB.

O MariaDB surgiu como uma continuação do projeto MySQL, algum tempo após este ter sido comprado pela Oracle. O projeto MariaDB foi desenvolvido pelo criador do projeto original do MySQL, Michael Monty Widenius,.

Nos meses que se seguiram a aquisição do MySQL a Oracle demorou a corrigir alguns erros no MySQL e a se posicionar quanto ao modelo de licenciamento do MySQL: manutenção do modelo GPL (grátis) ou migração para um licenciamento comercial.

O projeto MariaDB teve então um grande salto, tanto técnico quanto no número de bancos instalados. O crescimento foi significativo a ponto do MariaDB se tornar a escolha de muitas das grandes empresas da Internet.

O Google vem migrando sua estrutura de MySQL para MariaDB. Outro site, com um volume gigantesco de dados, que utiliza o MariaDB, é a Wikipedia. E por fim a RedHat, a maior distribuidora do Sistema Operacional Linux, anunciou que irá trocar o banco de dados padrão da versão 7 de seu Redhat Enterprise Linux de MySQL para MariaDB.

Compatibilidade MariaDB MySQL

MariaDB x MySQL Todos os comandos, interfaces, bibliotecas e APIs do MySQL estão presentes no MariaDB. Não é necessário executar nenhuma conversãopara começar a utilizar seus dados MySQL em um banco de dados MariaDB. A compatibilidade do MySQL com o MariaDB é total.

Migração

Os clientes que quiserem migrar seu banco de dados MySQL para MariaDB podem solicitar a migração em nosso Helpdesk. A migração dos clientes que utilizam a versão 5.1 é bastante simples com o DUMP do banco em um servidor e RESTORE em outro. Para os clientes com versão anterior a 5.1 do MySQL podem ser necessárias algumas operações adicionais – que também seriam necessárias para a migração para a versão 5.1 do MySQL. O time de Suporte InfoLink irá auxiliá-lo neste processo.

Qual o melhor banco para meu site?

O banco de dados sozinho não resolve todos os desafios, mas é uma das principais escolhas de seu projeto, caso sua aplicação seja dinâmica.  A correta utilização de índices, chaves primárias etc – vamos parar por aqui, pois este papo não é o foco deste artigo, quem sabe em um próximo – é fator preponderante para o sucesso de seu projeto.

O importante é que os clientes InfoLink de Hospedagem e Cloud Computing, podem escolher em qual bancos de dados seu site ou aplicação será executado: SQL Server 2008 e 2012, MySQL, MariaDB e PostGreSQL.

Leia também