InfoLink se conecta ao PTT-RJ

Postado em: 15 de julho de 2016 - Por: Marcelo Ramos

Nesta quinta-feira, 14/07/2016, a InfoLink concluiu sua conectividade ao PTT-RJ em link de 1Gbps.

fibra-oticaA ativação do enlace entre o Infolink e o PTT-RJ beneficia de imediato nossos clientes com maior velocidade e menor latência de rede para quem utiliza Virtua, GVT, Mundivox, CittaTelecom, RNP, Net Botanic, entre outros.

O enlace já nasce atendendo aos protocolos IPv4 e IPv6. O protocolo IPv6 nasceu como uma resposta do IETF (Internet Engineering Task Force) ao esgotamento de IPs no protocolo IPv4.

A lista de todos os participantes do PTT-RJ pode ser verificada no site do projeto IX.br em https://ix.br/particip/rj.

O que são os PTTs?

Os Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) funcionam como um grande local de encontro onde os provedores participantes se interligam para conectar suas redes, permitindo uma maior velocidade e qualidade no tráfego de informações.

A proposta de funcionamento é simples: o tráfego entre os provedores interconectados ao PTT passa a ser direto. Ao invés do provedor A falar com o provedor B utilizando o link de uma ou mais operadoras, o que muitas vezes envolve a passagem por um grande número de equipamentos (roteadores), a troca de tráfego passa a ser direta.

A maior velocidade e qualidade são possíveis em função do tráfego entre os provedores interconectados ao PTT passar a ser direto entre os interessados, sem o uso de redes de terceiros, como operadoras.

No Brasil os PTTs são gerenciados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Atualmente existem 26 PTTs em operação no Brasil, com presença em todas as regiões. O número de ASNs conectados alcança a marca de 4.052.

O projeto, que tem o nome de IX.br, promove e cria a infra-estrutura necessária (Ponto de Intercambio de Internet – IXP) para a interconexão direta entre as redes (“Autonomous Systems” – ASs) que compõem a Internet Brasileira.

Leia também