Implemente mais segurança nos DNS de seu domínio

Postado em: 16 de março de 2009 - Por: infolink

Implemente segurança nos DNS´s de seu domínio.

Em 16/06/2007 o InfoLink foi o primeiro Provedor que publicamente anunciou e disponibilizou o uso de DNS Seguro (DNSSEC), tecnologia que àquela época era recém-implementada pelo Comitê Gestor, visando uma comunicação DNS de forma segura.

O uso de DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions) foi liberado primeiramente para os domínios com extensão .br, .blog.br, .eng.br, .eti.br e .gov.br. Agora o registro.br liberou o uso desta tecnologia para os domínios .com.br e .org.br.

Sua utilização é opcional, pois todas as configurações atualmente existentes continuarão funcionando normalmente. A maior vantagem desta tecnologia é possibilitar maior segurança para os usuários da Internet, garantindo autenticidade e integridade da informação no momento da resolução de nomes.

Em seu funcionamento o DNSSEC utiliza o conceito de chaves assimétricas – chave pública e privada. Estas são utilizadas durante o processo de verificação de modo a assegurar a autenticidade da informação solicitada.

O DNSSEC não garante confidencialidade e proteção contra ataques de negação de serviço (DOS), entretanto é um grande avanço na implementação de segurança em um serviço largamente explorado por atacantes.

Caso o cliente InfoLink deseje ativar DNSSec em seu domínio ou possua alguma dúvida sobre a tecnologia, basta abrir um chamado na categoria DNS de nosso HelpDesk .

Leia também