Dicas de Hospedagem em WordPress

Postado em: 15 de junho de 2015 - Por: Alberto Martins

wordpress-technology_1348527068

Com a maior comunidade ativa de desenvolvedores e usuários, o WordPress atualmente é a plataforma mais utilizada no mundo. O avanço do CMS (Content Management System) fez com que o WordPress deixasse de ser apenas para criação de blogs e sites institucionais simples e se tornasse, consequentemente, a plataforma web mais flexível em termos de possibilidades.

Com inúmeros temas por segmento, plugins que expandem as funcionalidades e diversas ferramentas, você pode utilizá-lo como um blog propriamente – em tese, originalmente desenvolvido para essa função – ou até mesmo um e-commerce, dispondo de todos os recursos de uma loja virtual.

Alguns exemplos de grandes sites feitos em WordPress são: time.com, sonymusic.com e bbcamerica.com. Outro site muito conhecido, desenvolvido em WordPress é o nosso blog ;).

Agora que optou por utilizar o WordPress, saiba do que é necessário para colocar seu site em WP no ar:

Um domínio: Contratando qualquer plano de hospedagem InfoLink nas periodicidades semestral ou anual, o registro de domínio é grátis por um ano.

Uma hospedagem: Escolha qualquer um de nossos planos de hospedagem. No entanto, nós e o próprio WordPress recomendamos a plataforma Linux, por questões de performance e desempenho.

Pacote de instalação do WP: Temos um instalador de aplicativos que simplifica o processo, disponível em todos os nossos planos.

Antes de tudo, iniciaremos a preparação do ambiente de instalação. O WordPress precisa de um banco de dados MySQL e de PHP, serviços disponíveis em todos os nossos planos. Com o PHP não se preocupe, todas as nossas plataformas oferecem suporte a versão recomendada pelo WP, com isso, o que vamos fazer é adicionar um banco de dados.

Após fazer login em seu Painel de hospedagem com os dados de sua conta de hospedagem, acesse a opção MySQL Center e clique em Criar banco adicional. Leia atentamente as instruções, em seguida, crie uma senha para o novo banco de dados, confirme a senha e clique em Criar. Utilize sempre senhas seguras e que atendam a complexidade exigida. Após finalizar, guarde as informações da nova base de dados, você vai delas precisar na sequencia.

Acesse agora a opção Aplicativos do Painel. Na página principal, escolha a opção “WordPress” e clique em Instalar.

Preencha o formulário com os dados de configuração, insira as informações do banco de dados criado, os dados de login (usuário, senha e e-mail) e clique em Instalar para iniciar a instalação.

Após finalizar a instalação, por meio de navegador web acesse o endereço http://www.seudominio.com.br/wp-admin. Para começar a administrar e editar seu site informe os dados de acesso administrativos criados anteriormente e clique em Login.

Agora que a instalação foi concluída explore a infinidade de recursos do WordPress.

Caso encontre alguma dificuldade durante o processo, indicamos a leitura de nosso artigo, disponível em nossa base de conhecimento, contendo o passo a passo completo de instalação. Se preferir, entre em contato com o nosso Suporte Técnico para que possamos esclarecer suas dúvidas.

Leia também