Hoje é dia do Backup! Já fez o seu?

Postado em: 31 de março de 2014 - Por: Ana Pimentel

Dia do Backup - 31 de Março

 

Quem nunca perdeu um arquivo importante? E o desespero por não conseguir recuperá-lo?

E pensar que esses arquivos poderiam ter sido salvos em um backup…

O backup virou uma prática essencial na era digital. Mas muitos ainda se esquecem de fazê-lo e depois ficam a ver navios.
Por isso o dia 31 de março foi instituído como o Dia do Backup, justamente para lembrar as pessoas que seus arquivos importantes devem ser tratados com mais cuidado.

Backup é uma medida de segurança que cria uma cópia dos dados em um outro dispositivo, como um HD externo, por exemplo. Dessa forma, as informações salvas podem ser recuperadas caso o computador principal falhe.

Todos os dias celulares são perdidos, servidores e computadores falham ou são infectados por vírus  e perdem tudo. Nunca se sabe quando isso pode acontecer, então é melhor não contar com a sorte. Por isso, é de suma importância que backups sejam realizados constantemente. É possível fazer uma cópia de segurança de seus arquivos de várias formas. Para ajudar a propagar essa ideia, o site oficial do Dia do Backup (World Backup Day) traz informações e dicas sobre backup, além de um termo de compromisso para que você se lembre de fazer um backup hoje e sempre!

A evolução definitiva do backup

Antigamente, para as empresas, fazer um backup de todos seus dados e arquivos poderia tornar uma tarefa um tanto complexa e exaustiva. Muitas continuam a fazer backups como no passado sem saber que atualmente, com a tecnologia cloud computing, o backup evoluiu: existem opções muito mais seguras e ágeis que os antigos backups físicos.

Hoje em dia, ter um backup na nuvem é a maneira mais eficaz para se manter uma cópia de segurança constante de seus dados. O Cloud Backup da InfoLink, por exemplo, tem gerenciamento 100% online, é elástico na nuvem e possui rápida capacidade de recuperação.

O Cloud Backup realiza um único backup full eterno que será automaticamente renovado a partir dos backups incrementais. Ou seja, não é nem preciso lembrar de fazer backups constantes, porque ele faz isso para você sem parar. Outro recurso muito útil do Cloud Backup é o de restauração inteligente. Você pode restaurar arquivos acessando uma interface WEB, escolhendo arquivos isolados ou a recuperação total de Sistema Operacional e arquivos (bare-metal). Como se fosse uma máquina do tempo, você pode acessar os screenshots – uma espécie de imagem virtual de sua máquina – de dias, semanas ou meses atrás, com todos os arquivos do jeito que eram na época. Isso elimina a necessidade de acumular milhares de versões de um mesmo arquivo com nomenclaturas diferentes a cada modificação ou revisão na sua pasta, por exemplo.

Este é verdadeiramente o conceito de Backup como Serviço (BaaS – Backup as a Service), que atualmente é o padrão mundial para contratação de serviços de TI com valor agregado. Pago como serviço: investimentos em infraestrutura física de TI, pessoal especializado ou licenciamento não são necessários. Serviços de excelência a custos mais baixos.

Não corra o risco de perder tudo. Esteja preparado. Faça o backup de seus arquivos no dia 31 de março!

Leia também