Dia da Internet: 17 de maio!

Postado em: 19 de maio de 2014 - Por: Filippo Cavalcanti

Você sabia que o dia 17 de maio é lembrado como o Dia Mundial da Internet?

A internet surgiu durante a Guerra Fria, entre EUA e URSS, embora ainda embrionária comparada à que conhecemos hoje. Socialismo e capitalismo travaram uma disputa científica-tecnológica para endossar suas ideologias e angariar adeptos, além de intimidar o adversário. Ambos compreendiam a eficácia dos meios de comunicação para suas estratégias. Receoso, os EUA desenvolveram uma rede de compartilhamento de informações para descentralizá-las e, dessa forma, evitar uma possível destruição e roubo de arquivos sigilosos caso um ataque soviético atingisse órgãos de investigação e inteligência norte-americano. Essa rede chamava-se ARPANET, e viria se tornar, anos depois, a Internet.

 

DIA-DA-INTERNET-17MAI

Internet no Brasil

No Brasil a rede chegou em 1988, e na época se restringia a ligar comunidades acadêmicas e instituições de ensino brasileiras com americanas. Em 1997, investimentos em tecnologia e o aumento de acessos à rede abriram caminho para uma nova fase da internet no país. Hoje são mais de 60 milhões de computadores (80% com acesso à rede), sem falar nos smartphones e dispositivos móveis. Em 2010, só no Brasil, o comércio eletrônico movimentou 13,60 bilhões de dólares, segundo pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas.

InfoLink: crescendo junto com a internet

A InfoLink se desenvolveu junto com a internet em terras tupiniquins: desde 1995 elabora soluções que visam melhorar a experiência do internauta e facilitar suas aventuras virtuais. Nos comprometemos a permanecer íntegros e preparados para lidar com novidades de toda ordem.

Nova Era: reflita!

O Dia Mundial da Internet nos fez refletir, aqui nos bastidores, sobre o advento da rede mundial de computadores e na incapacidade do mundo funcionar, hoje, sem ela. Seu surgimento, tão significativo quanto as grandes revoluções que estudamos nas aulas de história, influencia profundamente sociedades e relações humanas. O mundo está aparentemente menor e substancialmente mais rápido, ágil, prático, globalizado. A consequência lógica disso é uma nova dimensão do tempo e do espaço: antigos limites físicos de interação foram superados pela instantaneidade de qualquer tipo de ação virtual. Nossos cinco sentidos já não são tão estimulados como antigamente – eles estão no banco de reservas. Eram, tão somente, nossa fonte de percepção. O mundo condensado nos trouxe uma era de comodismo. Da mesma maneira que o “distante” pode estar próximo – por meio de mil e um atributos que a internet propiciou, como uma videoconferência-, notamos que, inversamente, quem está por perto fisicamente tende a estar mais afastado da convivência interpessoal. Concorda?
E pra você, quais os benefícios e os malefícios da internet na nossa vida? Opine também!

Leia também