Dia do Blog: 10 dicas de design

Postado em: 2 de setembro de 2014 - Por: Suéllem Nascimento

dicas-design-blog

 

Dando sequência aos posts da Semana do Blog, hoje vamos falar de um ponto tão crucial quanto o conteúdo: o layout do blog.

Você planejou, rascunhou, investiu tempo e agora tem o conteúdo perfeito. O problema é: não adianta ter se você não souber mostrar. E nesse quesito, conteúdo e layout estão empatados tecnicamente em importância.

A escolha do layout (ou template) perfeito está longe de ser uma tarefa simples, mas não pode ser menosprezada. O visual é muito importante e pode ser o que vai fazer a diferença entre um blog de sucesso e mais uma página da web abandonada.

A gente bateu um papo com Hayssa Schuab e Tamy Marques, mais conhecidas como as meninas do Design da InfoLink. Elas são especialistas na história e nos ajudaram a selecionar essas dicas preciosas.

Confira a lista e veja como acertar a mão no visual do seu blog.

1 – Escolha o layout certo para o seu tipo de conteúdo

Mais do que o conteúdo, a forma como você o apresenta faz toda a diferença. Não adianta querer encaixar texto num layout que foi pensado para imagens. Analise o que você tem e escolha com sabedoria a melhor forma de expor.

2 – Tenha uma identidade

Sabe aquela loja que mesmo que você entre sem olhar a fachada, você consegue identificar qual é depois que está lá dentro? Ou quando você olha só a cor de uma agência e consegue saber qual é o banco? Isso é identidade: uma unidade visual que se repete e ajuda na identificação direta. Como criar isso na prática? A resposta é simples: padrões. Crie um logo, dê padrões de alinhamento ao seu texto e escolha cores com sabedoria. Padrão, padrão, padrão. Você não precisa ser igual, mas seja o mesmo sempre para que as pessoas reconheçam você.

3 – Design é algo que funciona

Aquele moço da empresa da maçã estava certo. Design é muito mais do que algo bonito, é algo que funciona, que soluciona um problema. Perguntar se algo é bonito traz uma resposta mais vaga do que perguntar se refrigerante é gostoso. Uns amam, outros odeiam. Mas se a pessoa estiver com sede e você der água, todas irão gostar. Encontre um problema e solucione-o.

4 – Usabilidade do blog

Pense no usuário e facilite a vida dele. Por via de regra, quanto menos cliques alguém der para chegar ao ponto de interesse, melhor. Usabilidade é tornar uma ação o mais simples e intuitiva possível. Outras dicas boas de usabilidade é deixar as categorias do blog num lugar bem visível e ter uma barra de pesquisa para facilitar a busca pelo conteúdo.

5 – Escolha certa de cor

Sabe aquele blog lindo que o background é amarelo e a fonte é branca? Então, isso é praticamente uma aula do que não fazer. O contraste entre o fundo e a fonte é muito importante para não deixar seu texto ilegível (ou cegar a pessoa, como no caso descrito). Cores quentes são problemáticas, deixam o usuário desconfortável e estressado, além de não ajudarem na leitura. Prefira tons neutros ou frios e adapte contraste e brilho adequadamente.

6 – Tipografia

Escolher a fonte certa é tão importante quanto a história das cores ali do tópico anterior. Uma letra pequena demais fica ilegível e grande demais soa grosseiro. Prefira fontes sem serifa para ajudar na legibilidade e use no máximo 3 tipografias no blog inteiro. E use-as com sabedoria.

7 – Use imagens de qualidade

Sabia que uma das formas do seu blog ser encontrado é pela busca de imagens? Use fotos atrativas e que tenham a ver com o seu conteúdo. Não esqueça também de pensar na resolução, mas não exagere no tamanho para não deixar a página pesada.

8 – Facilidade para encontrar botões sociais

Manter o diálogo pelas redes sociais é a melhor forma de fidelizar a sua audiência. Sem contar o poder imenso de disseminação de conteúdo que essas plataformas possuem. Deixe o acesso para os perfis das suas redes, seja acessível e aumente sua audiência.

9 – Inclua informações de contato

A pessoa viu seu conteúdo, gostou, quer falar com você e… Cadê o formulário de contato? Onde está o e-mail? Como aquela empresa que gostou do seu trabalho e quer te pagar com barras-de-ouro-que-valem-mais-do-que-dinheiro vai falar com você? Deixe as pessoas te encontrarem!

10 – Cuidado com excesso de publicidade

Uma das formas de monetizar o seu conteúdo é através da inserção da propaganda no blog. O problema é que isso tem que ser feito com cuidado, muito cuidado. Excesso de publicidade irrita e impede que as pessoas consumam o seu conteúdo, reduzindo drasticamente a porcentagem de pessoas que retornam ao seu blog.

 

Em design vale a mesma regra para o conteúdo: nem tudo que se aplica aos outros poderá ser usado no seu caso. O que vale é discernimento. São dicas simples, mas que se bem aplicadas podem fazer a diferença entre um blog de sucesso e mais uma página perdida no redemoinho de conteúdo da internet.

No próximo (e último) post da série a gente fecha essa tríade com o capítulo final: a parte técnica de como criar um blog e tudo o que está por trás do layout.

Veja também o primeiro post da série com 10 dicas de conteúdo.

Leia também