Dennis Ritchie Day e a linguagem C

Postado em: 30 de outubro de 2014 - Por: Diogo Leal

dennis-ritchie-day-criador-linguagem-C-UNIX-2

 

Para mim houve poucas pessoas que mudaram tanto a história da computação como Dennis Ritchie fez ao reescreveu o Unix e criar a linguagem de programação C.

No final da década de 90 eu era um adolescente fascinado por computadores e jogos. Ficava sempre olhando as novidades que saiam nas bancas procurando por novos programas. Até que em 1998 ou 1999 uma revista me chamou bastante atenção porque falava de um tal sistema operacional gratuito e super moderno chamado Mandrake Linux.

Como eu era bastante curioso acabei comprando um exemplar e antes mesmo de chegar em casa já tinha lido tudo. A revista falava sobre um sistema operacional que tinha uma estrela como símbolo e lembrava um dos quadrinhos que o meu pai gostava de ler. Assim que fiz a instalação achei tudo aquilo muito bonito. Fiquei meses usando aquele sistema no meu computador e querendo aprender como as coisas funcionavam.

Foi aí que descobri toda a história por trás do Linux (da distribuição Mandrake) e comecei a entender a filosofia do Software Livre e do Unix. Quando eu descobri que qualquer um poderia ler o código-fonte dos programas que estavam rodando ali, comecei a olhar tudo mesmo sem entender muito como as coisas funcionavam. Conversando com um amigo que estava cursando Ciência da Computação, ele me deu um livro rosa que tinha um enorme C na capa e disse que ali estava tudo o que eu precisava para entender o que aqueles códigos faziam.

Devorei esse livro de uma forma anormal. Achei a linguagem de aprendizado muito boa, apesar de que algumas coisas eu não conseguia entender da Linguagem C (principalmente ponteiros). Mas com o tempo eu consegui ler os códigos do Kernel do Linux e entendi o que algumas coisas faziam. Isso mudou a minha vida.

Só quando comecei a ter acesso a internet é que descobri quem realmente foram os dois autores desse livro que li: Brian Kernighan e Dennis Ritchie (conhecido também pelo pseudônimo dmr). Um deles (Ritchie) era o criador da Linguagem C e quem reescreveu o Unix usando essa linguagem de programação.

Hoje é muito difícil você não ter utilizado qualquer sistema que não tenha como base o Unix ou alguma de suas variantes (como o Linux e os BSDs). Até mesmo o Mac OS X e o iOS da Apple são um Unix. É praticamente impossível não encontrar qualquer referência nas tecnologias que usamos diariamente que não seja baseada no que o dmr criou.

Infelizmente Dennis Ritchie não está mais entre nós. Ele faleceu em outubro de 2011, uma semana depois da morte de Steve Jobs. Para celebrar a genialidade de Dennis, no dia 30 de outubro é celebrado o Dennis Ritchie Day.

Ajude a espalhar a hashtag #DennisRitchieDay no Twitter e Google+!

Leia também