Computação em nuvem vai superar dados locais em 2014, diz estudo

Postado em: 25 de maio de 2012 - Por: infolink

Dados arquivados em computadores pessoais não serão mais a principal forma de acesso à informação no mundo dentro de dois anos

Os dados armazenados localmente em computadores pessoais estão com os dias contados. Em 2014, eles serão ultrapassados pela computação em nuvem, segundo o Gartner. A tecnologia, que amadureceu nos últimos anos, vai ser adotada em massa nos próximos anos até substituir a experiência da computação pessoal.

“Várias tendências afastaram o mercado do foco dos computadores pessoais para dispositivos como smartphones e tablets”, disse o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Steve Kleynhans.

“Muitos chamam de era pós-PC, mas não tem diretamente a ver com o fato de ser ‘depois do PC’, remetendo a um novo estilo de computação pessoal que dá maior liberdade aos indivíduos na utilização dos dispositivos e que melhora a vida pessoal e pessoal”, disse a consultoria.

O novo cenário previsto pelo Gartner inclui a combinação entre tendências de customização para consumidores, virtualização, aplicativos multiplataforma, serviços na nuvem e adoção maior de dispositivos móveis.

Leia também