Como Instalar Temas do WordPress

Postado em: 22 de junho de 2015 - Por: Alberto Martins

WP

Agora que já falamos sobre a instalação do WordPress (confira nosso post aqui), vamos entrar de forma breve e direta na parte de Temas. Um Tema nada mais é do que o layout de seu site, ou seja, o visual de seu WordPress. Como já falamos anteriormente, existem diversos recursos disponíveis em WP, e dentre eles uma enorme gama de Temas, dos mais variados segmentos e assuntos.

Quando se decide dar uma nova cara ao site, são observados alguns detalhes:

Compatibilidade é fundamental para o correto funcionamento. Veja se o tema desejado é compatível com a versão do seu blog. Vale dizer que é extremamente recomendado utilizar a ultima versão estável do WordPress para que fique protegido e seguro quanto às possíveis ameaças.

Depois a estética é claro. Se o visual do novo Tema condiz com o objetivo e o conteúdo que você procura para seu site vá em frente. Os visitantes também esperam encontrar um menu de navegação prático, uma organização de categorias bem distribuídas e uma barra de busca eficiente.

A responsividade do Tema. Que seja compatível com dispositivos móveis como Tablets e Smartphones é importante, inclusive, por questões de ranqueamento em sites de buscas;

Performance também deve ser levado em conta. Seus usuários não vão gostar nada de navegar em um site pesado e lento. Isso fará com que eles desistam antes mesmo de acessar a página inicial.

Outro ponto importante é a escolha entre temas grátis ou pagos. Os temas pagos, ou Temas Premium com são chamados, geralmente oferecem os recursos citados acima, e muitos deles ainda contam com o suporte de seus desenvolvedores para o esclarecimento de dúvidas e orientações. Eles contam também com documentação de instalação e configuração. Já os temas gratuitos são de conteúdo mais estático e funcionalidades mais enxugadas. No entanto, é possível sim encontrar Temas grátis com recursos de temas pagos, mas é preciso garimpar pela internet.

Você pode procurar por novos temas através do próprio site oficial do WordPress  ou em sites que vendem templates como o Template Monster.

Existem duas as formas simples de instalação que podem ser escolhidas via painel de administração do WP. Após se logar com suas credenciais administrativas, acesse o menu Aparência, em seguida, clique em Temas. Você pode optar por procurar novos temas através da área de busca do WordPress ou realizar o upload do tema previamente salvo em seu computador. Caso encontre um Tema de seu interesse dentre os temas da base do WordPress, basta selecioná-lo e clicar em Visualizar para idealizar o novo tema antes de aplicar em seu blog ou em Instalar diretamente.

Se deseja instalar um tema previamente baixado de outro local, escolha a opção Fazer upload do tema, em seguida, navegue até o arquivo de formato .zip do tema e clique Instalar.

Você pode desfazer a alteração ou modificar para um novo tema a hora que quiser, basta seguir o mesmo processo.

Então é isso! E, qualquer dúvida, é só entrar em contato com o nosso Suporte InfoLink.

Leia também