Como escrever para web em 10 dicas

Postado em: 10 de setembro de 2015 - Por: Érika Bazilio

keyboard_header

Confira nossas dicas para você usar ao máximo todos os recursos da plataforma web e fazer seu texto se sobressair sobre a massa diária de conteúdo. Boa sorte e excelentes posts!

 

1. Título

De que adianta um texto maravilhoso se ninguém o ler? O título é a isca para fisgar seu leitor. O título ideal deve ser criativo e instigante. De modo que deixe na gente aquela sensação de “preciso dar uma conferida nisso!”. Por isso, o título e o início do seu texto são tão importantes. Se você conquistou a atenção do leitor até pelo menos os dois primeiros parágrafos é bem provável que terá sua companhia até o final. É só manter o ritmo. Tudo bem, sabemos que não é fácil, mas confira nossas outras dicas para conseguir esse objetivo.

 

2. Imagens

Você já deve ter ouvido falar na leitura em scanner. É assim que nossos olhos funcionam na tela do computador. Eles não leem, escaneiam. E só se alguma coisa chamar a atenção, irão parar um pouco. Se você conseguir uma leitura demorada então, é vitória!

O recurso de imagens é um grande apoio para tornar seu texto mais atraente. Ele deixa o bloco mais leve e descansa os olhos.

 

f_reading_pattern_eyetracking-e1358186446485

O Padrão F de Leitura. As áreas em vermelho indicam onde as pessoas mais olham quando estão “escaneando” a página

 

3. Parágrafos curtos e muito espaço

Esta é quase uma continuação da dica anterior. O objetivo é cansar o menos possível o leitor, para que ele seja envolto em uma leitura agradável e não desista do texto. Afinal, se já não é fácil conseguir a atenção de qualquer um hoje em dia, ler em uma tela que emite luz diretamente sobre nossos olhos é tarefa ainda mais difícil.

 

4. Use e abuse de tópicos

A ideia é sempre facilitar a leitura. Se esses tópicos forem numerados, melhor ainda. As pessoas parecem se sentir confortáveis com listas. Vide o sucesso  do BuzzFeed com suas matérias sobre “os 7 mais isso”, “os 10 mais aquilo”. Nosso título aqui também usa mão desse artifício. 😉

 

BuzzFeed_blog_post

Listas ajudam a guiar a leitura

5. Use palavras-chave

Procure escrever, principalmente no título, da mesma forma que as pessoas fariam uma busca no Google. Usar as palavras-chave certas aumenta as chances de seu texto aparecer nessas buscas. Existem diversos sites gratuitos que dão dicas sobre SEO (Search Engine Optimization). É interessante se informar melhor sobre essa técnica e usá-la estrategicamente para conseguir mais visibilidade para suas publicações. Os leitores (ou clientes) precisam achar você na rede.

 

6. Use e abuse (também) de links

A internet é hipertextual, e um texto sem link nenhum mais se assemelha a uma publicação no papel. E já que estávamos falando do Google, saiba que links contam pontos também em uma busca.

Os links é claro devem ter a ver com o assunto abordado. Você pode não ter reparado, mas até agora já colocamos três links diferentes se você quiser se aprofundar sobre alguns dos temas que falamos neste texto.

 

7. Use negrito, destaque palavras-chave

Como consequência do Padrão F de leitura, usuários não leem o texto palavra por palavra. Eles saltam automaticamente buscando algo que os chame atenção. Efeitos como negrito e itálico serão grandes aliados quando necessários.

 

8. Para cada texto, um assunto

Não escreva sobre coisas diferentes em um mesmo lugar. Escolha o tema e não fuja dele. Procure se aprofundar, dê várias referências. Mas escrever sobre mais de um assunto só cansa, confunde o leitor e tira a importância do que você realmente queria falar. Alguns temas são tão ricos que podem até ser desmembrados em outros posts.

 

9. Use infográficos

Ele estão por toda a parte. Redes sociais, jornais, revistas e até na TV. Os infográficos são a maneira mais fácil e também atraente de explicar um assunto para seu leitor. Além disso, números asseguram credibilidade.

 

1-infografico-rotinas-criativas

Este infográfico compara as rotinas de diversos criativos famosos. É possível ver rapidamente a que horas dormiam, trabalhavam e até se alimentavam

 

10. Depois de todas essas técnicas, não vá escorregar no Português

Leia, releia e, se possível, passe seu texto para outra pessoa ler antes de publicá-lo. Erros de português, mesmo que só por desatenção, desviam a atenção do seu texto e tiram a credibilidade da publicação. Por mais que a internet dê milhões de recursos para destacar seu texto, nada vale mais que um bom conteúdo.

 

Leia também