Como aumentar a velocidade de um site WordPress – I

Postado em: 25 de fevereiro de 2014 - Por: Ana Pimentel

Como aumentar a velocidade de um site WordPress - Parte I
Você fica com a sensação de que seu site é o site mais lento que você acessa todos os dias?

Em uma série de artigos sobre otimização de sites e blogs, o consultor romeno Eugen Oprea fala sobre como  aumentar a velocidade de um site WordPress

Aqui teremos  3 passos básicos para ajudar a dar o pontapé inicial no processo com dicas mais simples.

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Não vou negar que otimizar seu website WordPress seja um processo complexo, mas posso garantir que vale a pena.

Neste artigo, mostro 3 passos simples que você pode seguir para melhorar a velocidade do seu site, em questão de minutos.

Você pode considerar essas dicas meio simples demais, mas gostaria de começar com algo que você possa botar em prática na hora, logo de cara.

Nos próximos artigos, daremos dicas mais avançadas de como melhorar a velocidade do seu blog WordPress.

 

1. Mantenha o mínimo de Plugins WordPress ativos

Os plugins WordPress consomem muito espaço temporário (overhead) no seu site WordPress, por isso você deve manter a lista mais enxuta possível.

Antes de fazer isso, eu sugiro que você baixe o P3 (Plugin Performance Profiler), que irá ajudar você a visualizar quais são os plugins mais pesados (maior overhead).

Eu sei que é um plugin a mais, mas é só para você usar temporariamente e deletá-lo depois que fizer essa breve auditoria em seu site.

O P3 irá te mostrar o número que plugins que você possui no seu site WordPress, qual seu tempo de carregamento e seu impacto no tempo de carregamento total da página.

Na sequência, ele exibirá um gráfico de pizza com o tempo de carregamento e colapso de cada plugin.

Gráfico gerado pelo P3 com tempo de execução de cada plugin

Neste gráfico, você verá que alguns de seus plugins consomem mais espaço de instalação no WordPress.

A partir do momento em que você tem essas informações, você pode facilmente identificar e deletar alguns destes plugins e substituí-los por outros que se comportam melhor.

Também recomendaria a contratação de um profissional para te orientar na busca e na implementação da funcionalidade ideal para seu caso.

 

2. Delete comentários de Spam

É meio óbvio que você precise deletar comentários de spam, mas você ficaria supreso com a quantidade de pessoas que simplesmente ignora e não o faz.

Os comentários de spam não costumam consumir muito o seu banco de dados, mas quando você tem milhares deles, a coisa muda de figura.

É por isso que eu recomendo que você apague os comentários de spam, especialimente se você recebe centenas deles todos os dias.

É um processo simples e tudo o que você deve fazer é clicar na área de comentários [Spam] no seu painel de controle (dashboard) e selecionar o botão [Esvaziar Spam] (ou Empty Spam).

Só isso!

 

3. Deletar as revisões dos posts

A Revisão de Posts é um recurso que foi incluído pelo WordPress na versão 2.6 e ele salva um rascunho do seu artigo automaticamente enquanto você escreve.

É ótimo ter ele salvando tudo enquanto você está escrevendo, mas a partir do momento em que você publica o artigo, você provavelmente não precisará mais das revisões.

Então, se cada post é salvo 20 vezes enquanto você está escrevendo, e você tem 100 posts publicados no seu site, você terá 2.000 revisões sobrando e ocupando espaço no seu site WordPress.

Isso tornará seu banco de dados mais lento e suas páginas levarão mais tempo para carregar.

Para evitar isso, você precisará deletar suas revisões de post mensalmente. Mas se você publica todos os dias ou várias vezes ao dia, eu recomendo que você faça isso semanalmente. Dessa forma, elas não irão pesar demais no seu banco de dados.

Porém, eu não recomendo que você delete os rascunhos todo dia, já que você pode precisar fazer uma modificação no artigo (ou página) e o usar rascunhos salvos anteriormente para salvar a situação. Pelo mesmo motivo, evite desabilitar as revisões de post.

Para deletá-los, você precisará de uma ferramenta. Você pode fazer isso direto no seu banco de dados se você estiver familiarizado com isso ou com o uso de um plugin.

No meu blog, fiz isso direto no banco de dados, mas também utilizando um plugin: Better Delete Revision.

O Better Delete Revision, permite que você delete as revisões antigas e otimize seu banco de dados, se necessário.

Tudo o que você deve fazer é instalar o plugin e procurar pela seção [Settings] e selecionar [Better Delete Revision].

Better Delete Revision

“Você tem 78 posts. Desde que começou a usar o Better Delete Revision, 2368 revisões de posts redundantes foram removidas”

 

Quando você estiver nessa página, clique em [Check Revisions Posts] e você verá uma lista com todas as suas revisões antigas.

Por fim, selecione o botão para deletar todas elas, e pronto.

Conclusão

Este post será o primeiro de uma série que vai ensinar tudo o que você precisa para melhorar a velocidade do seu site WordPress.

Mais uma vez, estas foram dicas simples para você começar a implementar sem passar horas ou dias fazendo isso.

Depois veremos outras formas de melhorar a velocidade do seu site. 

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