Como a nuvem híbrida pode ampliar o seu negócio.

Postado em: 27 de julho de 2016 - Por: Infolink

Cloud storage security concept. Security and safety of cloud computing data storage. Protecting gesture of safety data management specialist and cloud icon with padlock.

A nuvem híbrida tem sido cada vez mais adotada por empresas que querem ampliar negócios sem perder o controle interno da infraestrutura de TI. Tanto é que o Gartner Group prevê que, até 2017, mais de 50% das empresas que migrarem para a Computação em Nuvem devem investir neste modelo.

Esta estimativa também está de acordo com os estudos da consultaria IDC, que afirma que, até 2018, a Cloud Computing movimentará 200 bilhões de dólares ao redor do mundo, com avanço de 50% para os ambientes híbridos (na comparação com 2014, o ano em que esta tecnologia ganhou força).

Mas, qual o motivo de tantas empresas investirem em nuvem híbrida? Quais os benefícios este tipo de nuvem traz para que se possam ampliar negócios? São esses os questionamentos que serão desenvolvidos neste artigo. Você verá, a seguir, as principais razões para implementar este tipo de nuvem na sua empresa. Acompanhe!

O que é nuvem híbrida?

Como o próprio nome diz, a nuvem híbrida é um híbrido dos modelos de nuvem pública e privada. Em outras palavras, é a prática de contar com a infraestrutura gerida internamente, num modelo de nuvem particular, e também contratar serviços de nuvem pública.

Apenas para relembrarmos: as nuvens públicas são aquelas fornecidas pelos provedores de serviços de cloud; elas são compartilhadas entre diversas empresas, cada qual com seu nível de acesso e gerenciamento. Já as privadas são as que se destinam a servir apenas a uma organização; aquelas que são montadas para atender diversas filiais, por exemplo (podem ser criadas e geridas internamente ou fornecidas com exclusividade por um provedor).

 

nuvem_hibrida_reduz_custo_ti

 

Geralmente, a nuvem híbrida é adotada por empresas que já têm um parque interno muito bem equipado e não querem se desfazer dos recursos de infra disponíveis. Há também casos em que a direção da empresa não se sente totalmente confortável para migrar para a nuvem pública os dados que considera mais sensíveis (informações de transações financeiras, por exemplo), ou então que o setor em que ela atua possui regulamentações específicas sobre a forma de armazenamento dos dados.

5 provas de que a nuvem híbrida pode ampliar negócios

Agora sim, vamos a um detalhamento maior das vantagens que a nuvem híbrida pode oferecer para ampliar negócios:

1. Redução de custos: TI mais forte e com gastos controlados

Neste modelo, a infraestrutura interna pode ser utilizada apenas para armazenar os dados extremamente sensíveis. O restante (softwares, aplicativos etc.) fica a cargo de um fornecedor de Cloud, o que ajuda a reduzir boa parte dos custos.

Com a nuvem, a empresa paga apenas pelo o que consome, o que também dá mais previsibilidade e evita o desperdício de orçamento e recursos.

2. Disponibilidade: a operação não para nunca

Ao utilizar serviços e recursos de nuvem, a empresa tem a certeza de que sua operação não vai parar nunca. Um bom provedor de serviços de cloud garante um uptime de 99,9%.

3. Mobilidade: acesso aos recursos em qualquer hora e lugar

A computação em nuvem também ampliou a mobilidade corporativa. Como os recursos de TI podem ser virtualizados e, portanto, acessados via internet, em qualquer hora e local — e com dispositivos como smartphones e tablets —, já não é mais preciso estar no escritório para trabalhar e ampliar negócios.

Assim, tudo que estiver em nuvem pública pode ser acessado remotamente, o que permite, por exemplo, o acesso rápido e seguro da equipe comercial às informações e documentos estratégicos para fazer vendas, enviar pedidos, consultar estoques etc.

Isso reduz tempo, pois o profissional não precisa voltar na empresa para agilizar suas tarefas; também potencializa a quantidade de negócios e contribui para a colaboração entre equipes.

4. Escalabilidade: possibilidade de adicionar recursos tecnológicos

Esta é uma vantagem que está muito ligada ao crescimento da operação da empresa. Se as demandas crescem, a quantidade de dados gerados também. Além desses, aumenta a necessidade de ferramentas mais modernas (softwares, apps, backup etc.).

Quando toda a infraestrutura é mantida internamente, escalá-la se torna um pouco mais difícil — por questão de orçamento e também por conta dos longos períodos de implementação de ferramentas, dentre outros fatores.

Já quando se trabalha com um modelo de nuvem híbrida, toda a parte que está baseada em nuvem pública pode ser escalada com muita facilidade. Ou seja, adicionar recursos, dar acesso a usuários entre outros é só uma questão de acertar com o fornecedor e alterar o acordo de níveis de serviços (SLA). Em poucos minutos, tudo está disponível online.

O contrário também é possível: se a empresa não necessita mais de tantos servidores, pois finalizou um projeto, pode diminuir a capacidade e, assim, economizar custos (flexibilidade).

5. Segurança da informação: dados blindados e controlados

Outra grande vantagem e que ajuda muito a ampliar negócios é a certeza de que os dados corporativos estão 100% seguros. No modelo de nuvem híbrida, há os dois cenários que geram conforto à equipe de TI: o controle interno por meio da nuvem privada e o trabalho do provedor na nuvem pública.

Assim, a parte da infra que é tratada na nuvem pública segue as políticas de segurança da informação da própria empresa. Já o que está a cargo do provedor segue normas internacionais de segurança (criptografia, backups, planos de contingência, garantias de disponibilidade etc.).

Nuvem híbrida torna a atuação da equipe de TI mais estratégica

Por fim, uma vantagem que merece destaque é que a adesão da nuvem híbrida pode ajudar a equipe de TI a ter uma atuação mais analítica, estratégica e menos operacional. Contando com a força da computação em nuvem, muitas atividades técnicas passam para as mãos do provedor e sobra mais tempo para a realização de projetos voltados para os objetivos estratégicos do negócio. Os serviços oferecidos pelo fornecedor de cloud tranquilizam o time de TI, que já, com eles, não tem que se preocupar com problemas do cotidiano operacional.

Sua empresa já conta com uma estrutura de nuvem híbrida para ampliar negócios? Você gostaria de saber qual o impacto da nuvem híbrida na sua em empresa? Solicite agora uma análise gratuita?

 

nuvem_hibrida_reduz_custo_ti

Leia também