Como a computação em nuvem pode melhorar a comunicação da sua empresa

Postado em: 26 de julho de 2016 - Por: Infolink

computação-nuvem

 

A computação em nuvem já é uma realidade muito presente nas empresas em todo o mundo. De acordo com o Gartner, em 2016 a adoção de serviços de nuvem pública deve movimentar cerca de 204 bilhões de dólares, 16,5% a mais do que em 2015.

Na América Latina, que tem o Brasil como líder na adoção de soluções e serviços da chamada Era da Transformação Digital, os investimentos em computação em nuvem devem crescer em torno de 31,4%, movimentando cerca de 4 bilhões de dólares até 2019, segundo um estudo da Microsoft em conjunto com a IDC.

A gama de benefícios desta tecnologia, ao que tudo indica, seduziu o meio corporativo. Nos últimos tempos, uma vantagem, em específico, tem ocupado as mesas de discussões acerca desta tecnologia: a melhoria na comunicação corporativa. E é sobre ela que conversaremos ao longo deste artigo. Acompanhe!

Comunicação corporativa é potencializada com a computação em nuvem

Muito além da vertiginosa redução de custos que a computação em nuvem pode trazer, os ganhos de escalabilidade e flexibilidade se somam à mobilidade para potencializar aspectos como a integração e a comunicação corporativa.

A própria potencialização da segurança da informação, aspecto muito preocupante atualmente nos negócios, também significa um ganho para a comunicação nas empresas.

Veja, a seguir, um detalhamento maior dos benefícios da computação em nuvem para a comunicação corporativa:

Mais disponibilidade

A melhora da disponibilidade dos serviços de telecom (telefonia, plataformas de videoconferência etc.), bem como de sistemas e aplicações utilizados para facilitar a comunicação corporativa é o primeiro ganho. A maioria dos provedores de nuvem é extremamente confiável no fornecimento de seus serviços, mantendo um uptime de 99,99%. Em outras palavras, a conexão está sempre ligada, e desde que os colaboradores tenham acesso à internet podem utilizar os aplicativos que precisam para se comunicar de, praticamente, qualquer lugar. Há algumas aplicações que, inclusive, trabalham offline e, posteriormente, fazem a atualização dos dados na nuvem.

Mais mobilidade

Outro ganho significativo trazido pela computação em nuvem é a mobilidade. Dados e aplicativos estão disponíveis para os colaboradores não importando onde eles estejam, desde que conectados. Isso significa que os limites das quatro paredes do escritório deixam de existir quando a infraestrutura está na nuvem.

Os profissionais podem se comunicar em qualquer lugar por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos, enviar arquivos, fazer chamadas de vídeo e voz, estabelecer reuniões entre filiais, clientes e parceiros de negócios. E essas possibilidades reduzem, e muito, os custos com deslocamento, hospedagem, serviços telefônicos etc.

 

nuvem_hibrida_reduz_custo_ti

 

Mais integração entre departamentos e filiais

Empresas que têm muitos departamentos e filiais em diferentes localidades enfrentam dificuldades de unificar a comunicação corporativa. Esta integração pode ser resolvida com a computação em nuvem, pois não há a necessidade de investir em hardwares e softwares in loco. As aplicações e os serviços, neste modelo, passam a ser virtualizados, acessados via internet.

Dessa forma, a implementação de plataformas de intranet, entre outras, torna-se muito mais simples e barata, o que pode melhorar a comunicação e a colaboração, como veremos com mais detalhes no tópico a seguir.

Mais colaboração

Ainda no campo da comunicação corporativa e da integração, as aplicações em nuvem melhoram a colaboração permitindo que grupos dispersos de pessoas compartilhem informações em tempo real. Isso aumenta o nível de qualidade de projetos com profissionais que neles trabalham remotamente, além de reduzir o tempo de colocação de produtos e serviços no mercado.

Uma pesquisa do McKinsey Global Institute revelou que as ferramentas colaborativas utilizadas na computação em nuvem podem melhorar a produtividade de uma equipe em até 25%. Isso porque elas facilitam a comunicação, ajudam no intercâmbio de ideias e a distribuir responsabilidades de forma mais transparente para quem trabalha remotamente.

Mais diálogo entre líderes e liderados

Equipes remotas, como a força de vendas externa, por exemplo, tendem a ter custos altos com ligações telefônicas para se manter atualizadas e acompanhar as diretrizes do escritório. Além disso, é muito comum que haja ruídos de comunicação.

Com soluções em softwares e serviços baseados em computação em nuvem, os líderes podem se comunicar mais facilmente com seus liderados que vão a campo, utilizar ferramentas de controle de atividades e potencializar os resultados com uma comunicação corporativa mais presente e instantânea.

Maior controle de custos

Com a computação em nuvem, os investimentos em comunicação corporativa (plataformas, infra etc.) também são otimizados e se tornam muito mais flexíveis do que com os métodos tradicionais.

Neste modelo, a empresa só paga por servidor, capacidade de infraestrutura e pelo armazenamento que precisar. Além disso, a nuvem oferece mais capacidade de provisionamento, ou seja, é possível direcionar as capacidades para horários de pico — ou períodos específicos. Não é necessário manter a capacidade máxima da infra como no modelo tradicional, que acaba gerando desperdícios de recursos durante os períodos ociosos.

Mais canais de comunicação com clientes

Em um aspecto mais voltado à comunicação externa, também é importante destacar os ganhos referentes ao relacionamento com clientes. Por meio de aplicações e plataformas baseadas na nuvem, é possível disponibilizar canais móveis de SAC e ouvidoria, adequando o negócio ao comportamento atual do consumidor — de acordo com a IDC, em 2014, ano em que a mobilidade ganhou força no país, os brasileiros adquiriram 104 smartphones por segundo. E mais: para 61% dos consumidores brasileiros, o bom atendimento é mais importante do que o preço e a qualidade dos produtos e serviços adquiridos (dados da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios).

Mais segurança da informação

Além de facilitar os canais, ampliar a cultura da colaboração e facilitar a mobilidade, outro aspecto muito importante relacionado à comunicação corporativa não pode ser esquecido: a segurança da informação.

Com a computação em nuvem, é possível ganhar segurança justamente porque os provedores de serviços têm poder tecnológico, utilizam práticas testadas e validadas internacionalmente (criptografia, entre outras) além de manterem uma equipe de especialistas em segurança eficiente.

Logo, o intercâmbio de dados sensíveis e confidenciais passa a ser mais seguro, especialmente quando há a utilização do backup na nuvem (ou backup online), garantindo a rápida recuperação de informações e a total disponibilidade de cópias dos dados.

Como sua empresa tem utilizado a computação em nuvem na comunicação corporativa? Você gostou destas dicas? Fale conosco!

 

nuvem_hibrida_reduz_custo_ti

 

 

Leia também