Cloud Computing e os desafios à sua adoção

Postado em: 26 de abril de 2013 - Por: Marcio Fernandes

banner cloud computing

O termo Cloud Computing ainda trás algumas dúvidas para muitas pessoas e algumas vezes é um desafio entender suas definições. A adoção de um ambiente em Cloud poderá ajudar a escalonar e viabilizar negócios, mas é necessário compreender de que forma será utilizada, e mais, com o parceiro de infraestrutura adequado às suas necessidades.

Neste post vamos abordar algumas questões importantes sobre a adoção do modelo Cloud Computing.

Escalável, Redundante e Elástico

Todo mundo está falando sobre o ambiente de nuvem, escalável que pode magicamente transformar o seu negócio e eliminar todas as suas preocupações relacionadas com a TI. Mas como viabilizá-lo?

Antes de qualquer tomada de decisão você deve saber quais seriam os impactos destas mudanças em seu negócio. A adoção da computação em nuvem exige tecnologia, cultura e a escolha do parceiro certo. A jornada do P2V (Physhical to Virtual) deve ser tratada fim-a-fim, desde o projeto de implantação até gerenciamento, monitoria e manutenção do ambiente, que devem ser contínuos.

O ambiente de Cloud Computing oferece um ambiente seguro de alto desempenho para suas mais diversas necessidades, como aplicações Web, Bancos de Dados, ERP, CRM, Servidores de Email e muitos outros, oferecendo ainda, serviços agregados de gerenciamento, segurança, monitoria e backup.

É ideal para empresas de diversos tamanhos, desde de startups à grandes corporações, que utilizam os serviços da nuvem para suportar seus negócios enquanto eliminam custos de propriedade de infraestrutura e licenciamento, transformando CAPEX em OPEX.

Segurança na nuvem

Mas de que adianta termos uma nuvem performática se nossos dados estão inseguros ou sem proteção contra perdas? O Backup de dados é crucial à todos os tipos de negócios. Um backup efetuado manualmente pode causar uma série de problemas, que vão desde a perda de dados isolados até sérios problemas de continuidade de negócio. A computação em nuvem pode resolver esse problema e seus dados poderão ser automaticamente armazenados e acessíveis de forma segura e disponível, contratado como um serviço de forma flexível.

Modelos de Cloud Computing

Sobre os modelos de tecnologia em nuvem, podemos classificá-las basicamente em: Públicas, Híbridas e Privadas:

  • Públicas: Independende do número de organizações e usuários que a utilizam de forma compartilhada. Reduz o investimento inicial e garante grande escalabilidade.

  • Híbridas: Mescla a utilização entre Pública e Privada e permite a escalabilidade em serviços externos, seja de banco ou aplicativos. É possível também expandir seu datacenter local para uma infraestrutura em nuvem.

  • Privadas: São de uso exclusivo da sua organização e podem ser operadas e hospedadas pelo Departamento de TI ou por Provedores de Serviços.

Um parceiro especialista em nuvem é capaz de, junto com você, arquitetar e construir a nuvem que seu negócio precisa.

Leia também