Cloud Computing e CRM – Conheça Melhor seus Clientes e Aumente as Vendas

Postado em: 9 de dezembro de 2013 - Por: Marcio Fernandes

Planejamento

 

Muito se fala sobre os benefícios da adoção do modelo de Cloud Computing, normalmente isto ocorre com argumentos técnicos e com viés de infraestrutura, porém, pouco se fala da camada de negócio. Inegavelmente a nuvem veio para ficar e o departamento de TI está ganhando mais importância no cenário estratégico, mas como de fato podemos utilizar a nuvem para agregar vantagem competitiva?

Tenho lido ultimamente muito sobre CRM e Análise Preditiva e sobre estes dois pontos, é indispensável que haja uma interação cada vez maior entre o modelo comercial da organização e seus clientes, ou seja, como uma empresa pode desenvolver produtos alinhados ao seu cliente se não existe um conhecimento prévio sobre seus desejos, perfil e áreas de interesse?

O CRM é peça fundamental para isto, mas deve ser tratada pelas unidade organizacionais como uma ferramenta e não solução integral. A cultura do CRM deve ser absorvida pelos colaboradores como valor da empresa e a ferramenta deve ser utilizada como aliada para fechamento de vendas, batimento de metas e alcance de objetivos. Além disso, é imprescindível para atender seu cliente com excelência e mostrar pró-atividade, adiantando recursos de inovação que provavelmente seu cliente espera dentro de suas áreas de interesse.

A Análise Preditiva é justamente analisar as áreas de interesse de determinados consumidores e oferecer soluções que tenham a ver com seu perfil. Provavelmente, em portais de comércio eletrônico, você já deve ter se deparado com frases do tipo:

“Quem comprou este produto, também comprou aquele…”.

Esta análise é realizada na hora da sua compra, de acordo com o que você colocou no carrinho, cruzando com seu perfil de compras anteriores e também com seu preenchimento cadastral. Portanto é relacionamento puro e simples com o cliente ou CRM – Customer Relationship Management.

Porém a novidade, e cada vez mais uma tendência, é que os softwares habituais de CRM tenham add-ons de Análise Preditiva, integrando as habilidades de cruzamento de perfil com as informações tradicionais do CRM. Note-se que as funções de Análise Preditiva não ficam restritas ao cadastro interno da empresa, mas também às informações dos clientes em redes sociais, chats e diversos outros canais de comunicação. Logo é um mapeamento completo e dinâmico do perfil do consumidor.

Mas como o modelo Cloud Computing pode me ajudar se minha empresa quiser implementar um modelo robusto de CRM e Análise Preditiva?

A grande maioria dos softwares de CRM demandam que a empresa possua uma infraestrutura interna que atenda aos requisitos deste modelo, além disso, é necessário ter-se equipe de TI capacitada para realizar sua implementação, gerenciamento e manutenção. Isto representa custos de aquisição e operação que muitas vezes não fazem parte do core-business da corporação. Fatores que envolvem segurança de dados e informações estratégicas de negócio também são precupações recorrentes no modelo on-premise.

Contratar um Provedor de Serviços em Nuvem é a solução ideal para quem deseja segurança, especialização e economia de infraestrutura (aquisição, manutenção e operação), pagando mensalmente como um serviço e com total liberdade para expandir sua operação sob demanda (elasticidade), contando com níveis de serviço (SLAs) em contrato, mobilidade, inovação e tecnologia de ponta.

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