Cloud backup: descubra os benefícios dessa medida de segurança

Postado em: 26 de setembro de 2016 - Por: Infolink

cloud-backup.jpg

Investir em backup é uma das maneiras mais seguras de proteger a propriedade intelectual de uma empresa, evitando que dados corporativos sejam perdidos ou corrompidos, o que poderia comprometer, até mesmo, o andamento do negócio.

Assim como a maioria das soluções tecnológicas, as soluções de backup também evoluíram para garantir mais agilidade e segurança na hora de se copiar e restaurar as informações necessárias, e uma das que mais têm se destacado nos ambientes de TI de empresas de todos os tamanhos são as soluções de cloud backup.

Mas afinal, o que é Cloud Backup?

As soluções de cloud backup têm o mesmo objetivo das de backup tradicional, mas sua principal diferença é em relação ao local de armazenamento. Todos os dados são copiados e atualizados em uma infraestrutura remota, normalmente em um ambiente contratado de algum fornecedor de serviços de cloud computing.

Para a empresa contratante, há diversos benefícios em utilizar uma solução de cloud backup quando comparada com à tradicional, independentemente da mídia ou software utilizados. Vamos ver alguns deles:

Sem necessidade de investimento em infraestrutura

Uma solução de backup local (on premise) requer investimentos em equipamentos, mídia de backup e software.

Dependendo da necessidade de espaço para cópia dos arquivos e das soluções escolhidas, o investimento em backup pode comprometer o orçamento da TI, pois alguns recursos têm valores consideráveis, mesmo para grandes empresas.

Por utilizar espaço em nuvem, ao iniciar os serviços de cloud backup o investimento em infraestrutura local é zero. Não há necessidade de compra de qualquer tipo de hardware ou mídia para backup: os softwares responsáveis por gerenciar as cópias e restaurações costumam ser oferecidos como parte da solução, de um modo geral são totalmente Web e a empresa contratante paga somente pelo espaço utilizado.

Maior segurança física contra furtos e desastres

Muitas empresas realizam backup de suas informações, mas não mantêm uma cópia de segurança dos dados fora do seu ambiente físico. Outras até fazem, mas não trocam a mídia diariamente, então, as cópias que estão em outro local podem estar alguns dias desatualizadas. Isto torna-se um problema pois, nenhuma organização está livre de desastres ou furtos, que podem comprometer todo o ambiente de TI.

Outra questão comum é a confiabilidade nas próprias mídias de backup. Muitas fitas magnéticas se deterioram com o passar dos anos, principalmente quando são armazenadas em ambientes com alta umidade. Os discos rígidos que têm sido bastante utilizados também se danificam facilmente, principalmente durante o transporte.

A maior dificuldade para as empresas é que, muitas vezes, os problemas nestas mídias são identificados somente no momento em que se precisa fazer a restauração do backup, quando os dados originais já estão comprometidos.

Além disso, outra grande vantagem das soluções de cloud backup é a garantia de que todos os dados estão salvos e seguros em um local distante do ambiente físico da organização. Dessa forma, as informações estão protegidas independentemente de qualquer contratempo que possa comprometer o ambiente de TI da empresa ou suas mídias de backup.

Facilidade na gestão

Gerenciar backup requer cuidados diários para análise dos relatórios, troca das mídias, como fitas magnéticas, e armazenamento seguro, tanto dentro como fora da empresa.

Este cuidado toma tempo da equipe e aumenta os riscos de falhas humanas. Um descuido na troca de uma fita magnética, por exemplo, pode comprometer todo o fluxo das cópias e a organização do backup.

Uma solução de cloud backup requer apenas uma única configuração – claro que os testes devem ser constantes, mas exigem muito menos trabalho operacional da equipe, que pode se dedicar a outras funções.

Apoio e suporte de uma empresa especializada

Ao implantar uma solução on premise, uma equipe de TI deverá gerenciar hardware, software e mídia de backup. Por fim, é preciso integrar tudo isso com o ambiente de TI já instalado e garantir que tudo funcione perfeitamente.

Ao migrar para cloud backup, a equipe de TI passa a gerenciar uma única solução, conta com o apoio do próprio fornecedor do ambiente em nuvem e, para qualquer dúvida ou necessidade de suporte, há um único ponto central de contato.

Não há limitação de espaço

Muitos gestores de TI têm pesadelos quando o assunto é espaço para armazenamento. Algumas soluções de backup são limitadas, o custo da mídia pode ser alto e, em alguns casos, é preciso trocar toda a solução para que ela suporte um maior volume de informações.

Isto tem gerado um grande problema para muitas empresas, pois conforme a tecnologia avança, os arquivos vão ficando maiores e, consequentemente, aumentando o volume de dados para serem copiados.

Como nem sempre é fácil conseguir orçamento para investir em uma nova solução, muitas equipes de TI comprometem seus backups retirando alguns arquivos importantes das cópias de segurança, ou reduzem o tempo que os arquivos ficam salvos para reutilizar as mídias disponíveis, comprometendo a segurança dos dados.

Esta é outra das maiores vantagens das soluções de cloud backup. Como o espaço utilizado está na nuvem, não há nenhuma limitação de armazenamento. Caso o volume de dados da empresa aumente, ela pode, simplesmente, incluir estes arquivos nas suas cópias diárias, que serão armazenados na nuvem. A empresa paga somente pelo volume de dados utilizados, o que não compromete o orçamento da TI.

Cloud backup é seguro?

Este é um questionamento comum quando se trata de soluções em nuvem. É importante destacar que os principais fornecedores de cloud computing utilizam níveis de criptografia para transmissão dos dados semelhantes aos adotados por sistemas de bancos. Os servidores e Storages de armazenamento ficam protegidos por firewalls robustos e com alto nível de proteção, garantindo que somente as pessoas autorizadas tenham acesso as suas informações.

Estes data centers também são ambientes protegidos contra incêndios, furtos, e possuem redundância de conectividade e energia, garantindo maior disponibilidade dos dados.

Pode-se afirmar que, ao utilizar um serviço de cloud backup, em muitos casos, os dados estarão mais seguros se comparados ao ambiente de TI de muitas empresas.

Considerações finais

Como vimos, são vários os benefícios de adotar cloud backup para garantir a segurança da informação e proteger a propriedade intelectual de uma empresa.

Além de exigir um baixo investimento, a implantação de uma solução de cloud backup é simples e rápida, requer apenas uma conexão com a internet e seu início pode ser imediato, assim que contratado.

E você, quer saber mais sobre como utilizar cloud backup? Fale com a Infolink agora mesmo!

Leia também