Backup corporativo – Você está fazendo errado

Postado em: 2 de novembro de 2014 - Por: Suéllem Nascimento

backup-corporativo-voce-pode-estar-fazendo-errado

 

Em meio ao mar de informação produzida hoje pelas empresas, o Backup é um item de necessidade básica – nem sempre seguido à risca.

O Backup ajuda a proteger seus arquivos e dados em casos de perda acidental ou falha no equipamento físico. Isso nada mais é do que uma cópia de segurança de dos dados que podem e que pode ser restaurada em caso de perda do arquivo original, falha ou corrompimento do arquivo.

Os perigos do jeito antigo de se fazer backup

Desde o início, a forma mais usada de backup foi a sua versão física, em que é utilizado um dispositivo externo de armazenamento dos dados. O problema do Backup físico é que você transfere a preocupação de um lugar para outro, sem necessariamente deixar os dados mais seguros ou preservados.

Um dia você pode chegar ao escritório e perceber que algo mudou. Tragédias naturais, falhas de arquivos de servidores físicos, terrorismo e outras coisas podem fazer você se deparar com um inimigo indesejado: a perda de dados. E mesmo que você tenha um backup físico, ele também sempre estará sujeito a falhas, principalmente se ele estiver no mesmo local que os arquivos originais.

Aí de um dia para o outro você perde o material de anos produzido pela sua empresa.

Bem, não precisa ser assim – não mesmo! Você pode manter seus dados, sua empresa e a sua sanidade em um lugar seguro, a salvo de qualquer imprevisto.

Histórias aterrorizantes sobre perda de backup

Existem casos – famosos até – em que a empresa, por descuido ou descrença, simplesmente deixou de existir porque perdeu o Backup físico.

Um dos relatos mais famosos sobre o caso remete ao atentado de 11 de setembro ao World Trade Center. Muitas empresas tinham suas sedes em uma torre e mantinham seus backups na torre vizinha. Quando os ataques começaram e as duas torres desmoronaram, milhares de dados simplesmente deixaram de existir – além de todas as vidas que lamentavelmente se perderam.

Segurança é um item primordial na lista de qualquer empresa e o backup precisa fazer parte desse pacote. O problema é a forma como esse backup é feito nem sempre pode ser a ideal.

 

nuvem_hibrida_reduz_custo_ti

 

O novo backup

Hoje existem novas soluções de backup mais inteligentes. Unindo os fatores segurança, infraestrutura e custo-benefício, o Cloud Backup é atualmente uma solução mais inteligente e muito mais viável do que todos pensam.

O Cloud Backup é tudo o que o seu irmão mais velho é, só que com alguns adicionais de fábrica. A principal característica é ausência da necessidade de componente físico. Todo aparato de servidores e manutenção de data center simplesmente deixa de ser um problema. Você não precisa se preocupar mais com falha de equipamento ou gastar rios de dinheiro na atualização de componentes físicos.

 

Cinco vantagens do Cloud Backup

Já falamos muito sobre a importância do Backup e, principalmente, da sua versão virtual: o Cloud Backup. Separamos alguns pontos importantes para você conseguir mensurar satisfatoriamente e ter uma visão ampla da ferramenta.

1. Segurança

O Backup físico sofre com os problemas que todo hardware está sujeito: imprevisibilidades.

Se qualquer coisa acontecer com o equipamento, você pode se despedir das suas queridas informações com uma coroa de flores e velas brancas.

Falhas de hardware, tragédias naturais, terrorismo e prédios que caem do nada… Só basta uma dessas coisas (na verdade muito menos) para você perder anos – ou décadas – de trabalho.

Com o armazenamento na nuvem você pode sentar e tomar seu café tranqüilamente, está tudo a salvo.

A estrutura do data center onde fica o Cloud foi criada para que nada dê errado. Ambiente refrigerado, controlado sofisticados contra incêndios e muito mais. Uma estrutura extremamente cara e que uma empresa de pequeno ou médio porte, não conseguiria arcar internamente. Mas podem tranquilamente pagar para usar os recursos providos pelo data center como serviço.

2. Flexibilidade

A flexibilidade (ou tecnicamente falando, a escalabilidade) é outra grande vantagem que também está ligada à ausência de componente físico do Cloud. O tamanho do espaço é completamente adaptável ao volume das informações e sem precisar realizar configurações extras de equipamento. Rápido e descomplicado, sempre que for necessário.

O processo de expansão é feito facilmente e dispensa o transtorno da espera da instalação e configuração da parte física. Se precisar de mais espaço para seus dados e arquivos, você consegue fazer isso rapidamente e com um impacto zero na performance.

3. Gerenciamento

Mais um ponto para a nuvem! A versão física exige um cuidado e gerenciamento presencial que é totalmente dispensável no Cloud Backup. Tudo pode ser feito remotamente, apenas em alguns instantes. Isso quer dizer que você não precisa mais ir (ou estar) no local onde o Backup dos seus arquivos está.

4. Custo-benefício

Juntando a facilidade do gerenciamento remoto que evita que você se desloque sua equipe até o local que está o Backup, com a flexibilidade de expansão que faz com que você não precise se preocupar com instalação de componentes físicos para ampliação do sistema, o Cloud Backup apresenta um custo-benefício excelente.

Quando você tem um equipamento físico, você precisa realizar a manutenção dele e isso custa caro. A manutenção do equipamento, o espaço alugado no data center e toda a infraestrutura que você precisa gera um custo que nem todas as empresas podem pagar para manter seus dados e arquivos em segurança. O Cloud Backup reduz drasticamente os investimentos e custos de manutenção e de gerenciamento. Assim funciona o sistema chamado de BaaS – Backup as a Service.

5. Recursos

Backup full

Se você tiver um backup de 3GB e fizer alguma mudança em 15KB desses arquivos, somente os arquivos atualizados é que serão modificados.
 Criando uma versão única do Backup, ele só será atualizado a partir das alterações.

Interface web

Os backups e restores (recuperações) são feitos de forma intuitiva, a partir de um agente instalado no servidor e através de uma interface web acessível de qualquer lugar.

Caso você não queira desaparecer da noite para o dia, é melhor repensar se você tem dado atenção suficiente para esse item.

 

O que você faria hoje se tivesse que começar do zero? Bem, é melhor não precisar.

Leia também