7 peças-chave para trazer seu negócio para a nuvem

Postado em: 19 de fevereiro de 2014 - Por: Ana Pimentel

Com atingir o sucesso na transformação cloud

A VMWare, líder mundial em virtualização e tecnologia cloud, parceira da InfoLink, publicou um infográfico animado falando sobre a jornada para a nuvem pelo aspecto global de uma organização. São 7 peças-chave para se aderir com sucesso à tecnologia cloud em todos os níveis de negócio de uma empresa. Veja o original em inglês aqui.

Não esqueça estas 7 peças-chave para sua transformação na nuvem

A tecnologia cloud atual alcançou um ponto de inflexão para empresas. Para evitar ad-hoc, implementação desgovernada de serviços de cloud, os executivos de TI devem desenvolver uma estratégia empresarial de nuvem coesa e que equilibre agilidade, eficiência, segurança e observação de tendências. Eles precisarão adaptar todos os aspectos das operações de TI e infraestrutura para a era da nuvem. Veja quais são as peças que darão suporte ao quebra-cabeças de sua transição para a nuvem.

1) Transformação Tecnológica

Abra espaço em seu portfolio para capacidades da nuvem

Melhor que pensar na computação em nuvem como uma substituta para o portfolio de tecnologia existente, é tratá-la como um conjunto adicional de soluções em TI e plataformas. Líderes de TI bem sucedidos estão baseando investimentos em nuvem e outros investimentos em estratégias de negócios e objetivos. Como resultado, eles estão redefinindo TI como um núcleo de inovação, ao invés de custo.

2) Entrega de Serviço

O negócio demanda eficiência e agilidade

Uma virtualização massiva, combinada com a automação de tarefas padrão de administração, permite que a TI conheça acordos de nível de serviço independente de hardware. Isso proporciona uma base para abordagens inovadoras para a entregas de serviço, como modelos por demanda ou auto-serviço.

3) Contratação e desenvolvimento de Talentos

A transição para a nuvem requer novos talentos e habilidades

Os executivos de TI devem se perguntar: “Eu tenho as pessoas certas, competências e especialização na minha organização para ativar uma nova geração de TI e inovação de negócios?” Estratégias de talento incluem a contratação de novos membros de equipe com as habilidades necessárias, novo treinamento e educação dos membros atuais da equipe, construção de uma cultura que encoraje os membros da equipe a abraçar novas funções e o trabalho com profissionais de administração comercial para construir habilidades da nuvem.

4) Administração Financeira

Conduza o negócio com investimentos estratégicos

Atualmente, fazer os investimentos corretos pode ajuda a fundamentar uma futura transformação de TI. Para aproveitar a vantagem de investimento por demanda, aquisição e necessidade de orçamento para se atualizar para os recursos “elásticos”. Transparência financeira — em relacão aos investimentos de TI e custos de serviço — é a chave para posicionar a TI como uma condutora de negócios, não como um núcleo de custo.

5) Governança

Políticas e procedimentos tradicionais de TI não mais mais suficientes

Novas políticas e procedimentos serão necessários para gerar mais coesão e eficiência em torno das soluções cloud da empresa. Uma estrutura de governança pode incluir uma nova definição para papeis conjuntos, responsabilidades e contabilidades para os ramos de negócio e equipes de TI.

6) Vendas e Marketing

Adote uma estratégia de vendas e marketing

Para desenvolver um relacionamento produtivo com a administração executiva e elevar a TI a um papel mais estratégico, os líderes de TI devem ir além de apenas tentar alcançar o retorno de investimento, análisar custo-benefício e cases de sucesso. Recomendamos um nível de abordagem de parcerias de confiança para vendas internas que incluem o desenvolvimento de capacidades de marketing em TI, geração de demandas, iniciativas de mudança de socialização, além de sempre apresentar aos líderes de cada ramo de negócio propostas proativas e orientadas ao negócio.

7) Estratégia de Negócios

Eleve a posição da TI na companhia contribuindo para a estratégia de negócios.

A TI pode se transformar em uma participante ativa no desenvolvimento da estratégia de negócios pesquisando e propondo inovações empresariais e projetando soluções para as prioridades corporativas e resultados, o sucesso vai depender do desenvolvimento de uma compreensão profunda do negócio da empresa e das operações de cada ramo de negócio.

Leia também