5 sinais de que está na hora de mudar o design do seu site

Postado em: 15 de setembro de 2015 - Por: Érika Bazilio

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Se você tem um site ou blog sabe a importância de mantê-lo atualizado. Não apenas para dar a seus leitores e clientes informações sempre relevantes, fazê-los voltar em busca de mais novidades e para impulsionar seu SEO. Mas como saber a hora de parar com as pequenas mudanças e mudar tudo de verdade, criando um site com design totalmente novo e diferente do atual? Bom, pode ser mais cedo do que você imagina.

Redesign é muito mais que adicionar uma página ou mudar o footer do site. Significa reinventar completamente o seu look. Incluindo novas funcionalidades e habilidades como a responsividade. Um extreme makeover pode simbolizar também que seu site e sua empresa estão crescendo, o que ajuda a fortalecer sua marca. Por outro lado, a mudança pode ser rejeitada pelos usuários mais antigos, além de implicar tempo e investimento. Por isso, separamos algumas dicas do blog A Small Orange para ajudar você a identificar quando o redesign poderá ser interessante para seu site.

 

1. Já Faz Algum Tempo

Recomenda-se que sites passem por uma reformulação geralmente a cada 2-5 anos. Por isso, se você está na extremidade superior desta escala, é bem provável que seu site esteja um pouco desatualizado em relação aos concorrentes. Um site desatualizado pode fazer os visitantes se perguntarem se o proprietário o abandonou ou mesmo se a empresa ainda existe. Também pode dar aos usuários a impressão de que você está ultrapassado, o que pode ser prejudicial para a sua reputação principalmente se você está tentando se vender como uma empresa de tecnologia de ponta, se quer passar uma cultura moderna, ou se trabalha com design, tecnologia, mídias digitais, etc. Mesmo que sua informação seja extremamente atual, se ela não casar com o projeto do site, corre o risco de jogar por água abaixo todo o esforço de produção de conteúdo.

 

2. Parece um Pouco Amador

Lançar-se em um novo negócio é algo que requer toda a sua atenção e esforço. E com um milhão de coisas a fazer, é muito difícil que entre suas prioridades estivesse um site com design fantástico. Mas se dois anos depois, você continua com aquele mesmo site que criou em 20 minutos enquanto tomava seu café da manhã, ou graças à ajuda de um sobrinho, é bem provável que esteja na hora de considerar o redesign. Um site com cara de iniciante, pode dar a seus usuários a impressão de que você também é novato e sem muita experiência em seu segmento. Além disso, pode ser difícil as pessoas levarem seu site a sério, se a impressão que elas têm é que nem o proprietário investe nele. Se o seu site se enquadra nessa categoria, recomendamos imediatamente mãos à obra.

 

3. Não Reflete sua Marca

É bastante comum começar um negócio visando a um público-alvo e perceber depois que seu produto tem mais apelo junto a outro público. Também não é raro o valor de uma empresa e o que ela entrega ir mudando sutilmente ao longo do tempo, muitas vezes sem nem o dono se dar conta disso. Afinal as pequenas decisões tomadas ao longo de dias, semanas, meses, influenciam a direção de um negócio de forma que um site pode ficar rapidamente para trás. E se o site não representa adequadamente sua empresa não vai atrair o público certo. Pior ainda, se há confusão sobre o que representa sua marca, pode não atrair público nenhum. Ou seja, é menos lead, menos pessoas assinando o feed, menos gente cotando ou comprando produtos. Menos ação significa menos dinheiro. Se você acha, portanto, que seu site não é uma representação verdadeira de seu negócio atual, ou se ele reflete mais o passado que o futuro, talvez seja a hora de redesenhá-lo.

 

4. Não é Mobile-Friendly

Se você projetou seu site há alguns anos com a intenção de futuramente pensar em uma versão mobile, esse futuro já chegou! De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (veja texto que fizemos sobre mobile), os smartphones já superaram o uso de computadores e tablets no país. São 154 milhões, contra 152 milhões, segundo pesquisa feita este ano. A probabilidade, portanto, de seus potenciais leitores e clientes esperarem até ter acesso a um computador para ver um artigo ou fazer um pedido online, é cada vez menor. Se o seu site ainda exige que seus visitantes gastem minutos e esforço encolhendo e expandindo o conteúdo em telas minúsculas, é definitivamente hora de pensar um novo projeto para seu site.

 

5. Não Está Fazendo seu Trabalho

Houve um tempo em que tudo que uma empresa precisava era ter um site só para dizer que estava na web. Hoje não funciona mais assim. Todo site precisa dizer a que veio e ter algum tipo de ação com o usuário, seja a leitura de um artigo, a aquisição de um produto, o download de um ebook, a assinatura de um newsletter ou o compartilhamento de uma história nas redes sociais. Existe um potencial ilimitado de ações. Se muitos usuários acessam seu site, mas não completam as ações pensadas para eles, algo está errado. Pode ser um problema de navegação. Ou seu call to action não estar claro. Ou ainda, que você não esteja guiando seus usuários da melhor maneira dentro do site. Tudo isso pode tornar sua página ineficaz e são sinais de que está mais do que na hora de começar um novo projeto.

 

 

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