5 formas de garantir a segurança dos seus documentos na nuvem

Postado em: 15 de agosto de 2016 - Por: Infolink

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Adotar uma solução para armazenar documentos na nuvem tem sido um comportamento cada vez mais comum para garantir a segurança tanto das informações pessoais quanto das empresas.

Porém, uma das maiores preocupações dos gestores ainda está relacionada à segurança destes dados. Apesar de haver fornecedores confiáveis deste tipo de solução, com níveis de segurança semelhante aos de sistemas de bancos, alguns cuidados essenciais precisam ser tomados para garantir a proteção dos documentos na nuvem. Confira, no post de hoje, os 5 principais.

#1 Usar uma senha segura

Hoje em dia, as senhas são usadas para tudo, e muitos negligenciam a importância de se criar senhas complexas. Diversos sistemas de hackers, por meio de força bruta, conseguem quebrar facilmente senhas com combinações fáceis.

Quanto mais complexa for a senha, com variações entre números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais, mais difícil para os sistemas de hackers decifrarem a combinação.

Uma senha bem elaborada pode levar décadas para ser decifrada por um sistema de força bruta. Contudo, caso a tentativa seja realizada por uma pessoa conhecida ou alguém que tenha dados pessoais da vítima, este tempo pode ser reduzido se estas informações estiverem inseridas na senha.

É muito comum pessoas utilizarem em suas senhas dados pessoais, como data de nascimento, casamento ou algo semelhante. Elas podem ser usadas nos sistemas de força bruta, que fazem várias combinações para tentar descobrir uma senha.

Sendo assim, o ideal é não utilizar estas datas nas senhas. Para facilitar a lembrança, buscar usar informações marcantes, mas que não são documentadas é uma boa alternativa. Outra dica importante é variar as senhas dos diversos serviços, pois caso um deles falhe e o código seja quebrado, não será utilizado para que seus documentos na nuvem sejam acessados indevidamente. Para finalizar, outra dica é trocar com frequência as senhas usadas.

#2  Codificação dos arquivos

A codificação é um recurso importante para garantir a segurança de documentos na nuvem. Ela é um serviço adicional, e evita que os arquivos sejam acessados de dispositivos não autorizados, mesmo que o invasor consiga descobrir a senha do servidor na nuvem.

Este controle é possível porque, de um modo geral, a codificação utiliza chaves de criptografia presentes nas duas pontas, tanto no servidor de armazenamento dos documentos quanto no computador do usuário. Caso o serviço seja utilizado em uma empresa, ela pode centralizar a codificação em um servidor local, que se comunica com o ambiente em cloud.

A codificação garante que, mesmo acessando os arquivos, um invasor não consiga abri-lo, pois ele não possui a chave da criptografia. Além disso, a comunicação também é muito mais segura: caso o arquivo seja capturado durante a transmissão entre as duas pontas, ele já está criptografado e seguro.

A codificação dos documentos na nuvem pode ser realizada por softwares específicos de criptografia, ou fornecedores de armazenamento em nuvem que ofereçam esta opção em seus serviços. Assim como as senhas, é importante trocar com frequência as chaves de criptografia para dificultar qualquer tentativa de quebra por força bruta.

#3 Personalização

Principalmente no ambiente corporativo, onde existem diversos usuários, é preciso garantir que todos tenham conhecimento e sigam as políticas de segurança da empresa.

Os perfis de acesso aos servidores e serviços na nuvem precisam ter as configurações de segurança bem definidas, com controle de acesso aos documentos em todos os níveis, garantindo, assim, que usuários não autorizados acessem arquivos que não lhes dizem respeito.

Este tipo de personalização também facilita o controle, ajuda a evitar falhas e reduz os riscos relacionados à segurança da informação.

#4 Proteção de dispositivos

Os dispositivos dos próprios usuários podem ser os maiores pontos de falha no armazenamento de documentos na nuvem.

Isto acontece porque, para tornar o acesso mais prático e rápido, normalmente, os usuários deixam as senhas dos servidores já salvas, facilitando o acesso aos documentos.

O problema maior é quando eles têm seus dispositivos furtados ou acessados por pessoas não autorizadas. Isso pode fazer com que todos os documentos sejam vasculhados, tanto no armazenamento local quanto na nuvem.

Pode parecer irônico, mas a maior recomendação de proteção dos documentos na nuvem está em cuidar da segurança do seu próprio dispositivo. Isto porque eles são a porta de entrada aos servidores, em muitos casos são neles que estão as chaves de criptografia e é por meio deles que é realizado o acesso a todos os arquivos.

Para garantir a segurança do dispositivo, é preciso ter uma senha segura com as mesmas recomendações que falamos anteriormente. Cuidar com a presença de malwares que podem abrir brechas de segurança, manter o antivírus sempre atualizado e utilizar um bom firewall para conexão com a internet também são boas práticas para reduzir os riscos.

#5 Escolha de um bom fornecedor

Assim como realizar a escolha de um local seguro para armazenar os documentos físicos, é preciso ter certeza que o fornecedor do serviço em nuvem seja confiável. Além dos cuidados já mencionados, é preciso garantir que ele também tenha seus próprios cuidados com segurança, investigar o histórico para verificar se ele já não apresentou problemas, e caso positivo, certificar que já foram corrigidos.

Se você está contratando um serviço de cloud server para armazenar os documentos na nuvem, garanta que seu fornecedor realize backup dos arquivos com frequência e verifique suas opções de serviços de criptografia.

Outro fator fundamental em um serviço de cloud server é garantir a proteção do seu servidor contra as ameaças na internet. Por isso, seu fornecedor precisa lhe oferecer um serviço de firewall que lhe permita fazer o controle sobre os serviços, portas e IPs da sua rede virtual.

A evolução dos dispositivos móveis aumentou a necessidade de mobilidade dos usuários, e, consequentemente, de armazenamento de documentos na nuvem para que eles possam ser acessados a qualquer hora, lugar e dispositivo.

Ao tomar os cuidados necessários e fazer a escolha de um fornecedor de confiança, a empresa garante a segurança dos seus documentos e oferece muito mais comodidade aos seus usuários corporativos.

E você, já armazena seus documentos na nuvem? Deixe seus comentários no fale conosco!

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