Vírus no celular – 10 anos do primeiro mobile malware
Postado em: 3 de junho de 2014 - Por: Ana Pimentel
Infeliz aniversário! O marco dos 10 anos da criação do primeiro vírus no celular não traz motivos para comemoração, mas sim de alerta. Ainda ignora-se o fato de que os celulares são altamente vulneráveis a ameaças. Hoje, com a popularização dos smartphones, esses dispositivos móveis carregam ainda mais informações sobre nós. O desenvolvimento de malware para telefones celulares acompanha essa tendência, trazendo para a versão mobile todas as arapucas que antes se limitavam apenas ao ataque de computadores.
2004 – O ano do primeiro mobile malware
Em junho de 2004 foi criado o primeiro malware em um celular, que se chamava Cabir (também conhecido como Caribe) e infectou telefones Nokia no sistema operacional Symbian. Na verdade, tratava-se de um vírus de teste. Em comparação a muitos malwares modernos, vírus são problema em dobro. Além de dominar o dispositivo, eles também têm o poder de auto replicação e de, assim, se espalhar para outros dispositivos, quase que como um microorganismo vivo maléfico. O Cabir, mais especificamente, foi criado mais a título de teste, o famoso proof of concept. Ele se espalhava via Bluetooth, isso provou que ele poderia “pular de telefone em telefone” enquanto eles estivessem próximos e pareados.
A evolução dos vírus no celular
A “comemoração”é boa oportunidade para se olhar para trás e ver como essa evolução é perigosa, mesmo com casos “inocentes” e até engraçados, como um malware para iOS que apenas trocava o wallpaper por uma imagem do cantor Rick Astley. São brechas que foram encontradas e que agora hoje podem ser amplamente exploradas da mesma forma que desktops e laptops. Criamos um infográfico baseado no artigo publicado no blog da Sophos Naked Security mostrando quem é quem na evolução dos vírus no celular e quais os sistemas operacionais afetados.
Como proteger seu Android gratuitamente
O sistema operacional Android é o mais usado no mundo, com 81% do market share de dispositivos móveis. É também a principal vítima dos vírus de celular. A Sophos, uma das maiores especialistas em segurança online do mundo e parceira da InfoLink, possui um aplicativo de segurança para celulares desenvolvido para Android. O Sophos Mobile Utility tem disponível uma versão gratuita para download no Google Play.
- Escaneia os apps que você baixa antes de instalá-los.
- Escaneia aplicativos já instalados e seus arquivos salvos
- Indica apps suspeitos – Potentially unwanted application (PUA).
- Proteção de USSDs hackeados
- Proteção para perda e roubo —remote wipe, lock e alertas
- Bloqueio a sites maliciosos